segunda-feira, dezembro 28, 2009

Geopor

Paulo Legoinha, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, leitor do MC, enviou um documento, em PDF, “The Greatest Lie Ever Told”, 2007, do Prof. Nils-Axel Mörner. A grande mentira refere-se à subida do nível dos oceanos.

Este tema do Prof. Mörner foi objecto de uma notícia do Telegraph com o mesmo nome. É uma crítica às previsões da subida do nível dos oceanos feita pelo IPCC no último relatório de 2007.

Mas naquele documento, em PDF, o Prof. Nils-Axel Mörner reafirma a sua opinião de uma subida do nível dos oceanos de + 5 cm ± 15 cm até ao ano 2100. Esta mesma conclusão pode ser encontrada na síntese “Sea Level Changes in the Past, at Present and in the Near-Furture”, Puglia 2003, do mesmo autor.

Este valor deve sossegar muitos leitores do MC, nomeadamente do Brasil, que moram perto do mar. Manifestaram muita preocupação com as notícias alarmantes reaparecidas semanas/meses antes da recente cimeira de Copenhaga.

O geólogo Paulo Legoinha (CV), do Departamento de Ciências da Terra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tem um sítio web Geopor onde apresenta algumas das suas actividades.