quinta-feira, dezembro 17, 2009

Copenhaga na SIC Notícias

Para os leitores que não acompanharam o programa “Expresso da Meia-Noite” da SICN, do dia 11 de Dezembro de 2009, damos a oportunidade de fazerem um juízo de valor mediante a observação do respectivo vídeo.

É evidente que num debate desta natureza nem sempre se podem rebater todas as alegações como a de Joanaz de Melo que anunciou o fecho do buraco do ozono, o que não é verdade.

Além disso, para quem não assistiu ao programa desde o início, é conveniente referir especialmente uma pergunta de Ricardo Costa, feita quase no final do programa, quando me interpelou sobre a poluição atmosférica.

No início e durante o debate vinquei bem que o dióxido de carbono não é um poluente. Era, portanto, a essa hipotética poluição que me referia quando disse que não estava preocupado.

Também o sr. secretário de Estado do Ambiente continuou a falar na infâmia da acusação feita aos cépticos de serem pagos pela indústria petrolífera. Não houve oportunidade de rebater este discurso que tem de acabar.

Os emails do ClimateGate revelam que os dogmáticos (Phil Jones, etc.) estão comprometidos com o petróleo. Num dos emails fala-se na preparação de reuniões com indústrias petrolíferas (citam-se os nomes destas) para obterem fundos de investigação.