segunda-feira, março 17, 2008

A verdade dos cilindros de gelo (3)

(Versão parcelar do artigo “CO2: The Greatest Scientific Scandal of Our Time”, de Zbigniew Jaworowski)

Além da falácia do sistema fechado, existem outras quatro hipóteses arbitrárias por trás da glaciologia do CO2 que são usadas para suportar a primeira hipótese citada anteriormente [que a concentração actual excede a dos últimos 650 mil anos]:

1. Não ocorre nenhuma fase liquida no gelo a uma temperatura média anual negativa de – 24 ºC ou inferior (Berner et al., 1977; Friedli et al., 1986; Raynaud et Barnola, 1985) *.

2. O aprisionamento do ar dentro do gelo é um processo mecânico sem diferenciação de componentes do gás (Oeschger et al., 1985) *.

3. A composição atmosférica original do ar incluído no gelo é preservada indefinidamente (Oeschger et al., 1985) *.

4. A idade dos gases contidos nas bolhas de ar é muito mais jovem do que a idade do gelo no qual essas bolhas foram aprisionadas (Oeschger et al., 1985) *, sendo a diferença de idades variável entre dezenas e várias dezenas de milhares de anos.

Há mais do que uma década foi demonstrada a invalidade destas quatro hipóteses fundamentais para a propaganda do IPCC. Os cilindros de gelo não podem ser considerados como um sistema fechado.

A invocação, por parte do IPCC, das baixas concentrações pré-industriais de CO2, e de outros gases com efeito de estufa, são um artefacto, uma criação humana.

A perfuração para obter os cilindros de gelo é um procedimento brutal e intrusivo que perturba drasticamente as amostras do gelo (Jaworowski, 1994a; Jaworowski et al., 1990; Jaworowski et al., 1992a e Jaworowski et al., 1992b) *.

Alguns destes processos, que causam o fraccionamento dos componentes do ar, estão relacionados com a solubilidade dos gases: na água fria o CO2 é 70 vezes mais solúvel do que o azoto (N2) e 30 vezes mais solúvel do que o oxigénio (O2).

A água líquida está comummente presente no gelo e na neve polar, até mesmo à temperatura negativa de -73 ºC, designada por temperatura eutéctica, à qual se verifica a cristalização simultânea dos componentes (ver a revisão do artigo Joworowski et al., 1992b) *.

Consequentemente, antes que os estudos experimentais excluam a existência destes processos de fraccionamento, as conclusões acerca das baixas concentrações pré-industriais de gases com efeito de estufa não podem ser consideradas válidas.

Tais estudos foram propostos pelo próprio Autor (Jaworowski, 1994a; Jaworowski et al., 1992b) mas nunca chegaram a ser executados, já lá vão vários anos.

(continua)
____________
*A bibliografia pode ser consultada no original de Zbigniew Jaworowski.