segunda-feira, março 03, 2008

Primeiro dia da 1ª Conferência Internacional do Clima

Surpreendentemente, soube-se que Al Gore fora convidado para se dirigir à 1ª Conferência Internacional sobre Alterações Climáticas. Fora mesmo reunido o prémio de 200 mil dólares que ele cobra pelas suas apresentações. Mas ele declinou.

Soube-se também que foram ainda convidados dois dos principais cientistas do GISS-NASA, James Hansen e Gavin Schmidt. Este é simultaneamente um dos editores do blogue RealClimate.org. Mas declinaram também o convite, fugindo ao debate.

Sondagens recentes mostram que 50 % dos americanos não estão convencidos que o aquecimento global seja uma ameaça séria. Al Gore, James Hansen e Gavin Schmidt perderam uma oportunidade excelente para diminuir aquela percentagem.

Mas os promotores da Conferência confiam que Hansen e Gavin se decidam a deslocar dois quarteirões de Nova Iorque, do local da Columbia University até ao da Conferência, para convencer os conferencistas (400 pessoas) da bondade das suas mensagens.

O GISS – Goddard Institute for Space Studies situa-se dentro da Columbia University, em Nova Iorque. Como se sabe, Hansen é reconhecidamente o pai do «global warming» quando em 1988 embrulhou o Congresso dos EUA com este embuste.

Nota: No primeiro parágrafo foi substituída a expressão verbal "fora mesmo oferecido" pela "fora mesmo reunido".