sábado, março 01, 2008

Austrália acaba Verão com frio e neve

O jornal australiano The Age informa que o Verão terminou com muito frio e neve na Austrália. O Daily Telegraph, também australiano, salienta: "Onda de frio antecipa começo de Inverno".

Como no Verão se sentiu calor acompanhado de chuva acima da média, os australianos ficaram surpreendidos com o aparecimento da neve em fim de estação. Fez muito frio em Queensland, Nova Gales do Sul e Victoria. A temperatura chegou a -3,8ºC.

Agora, os meteorologistas antecipam mais um Inverno com muita neve e temperaturas abaixo da média. É quase como se não tivessem tido Verão com o frio a manter-se desde o final de 2007 e poucos dias quentes.

Como sempre, tem de se procurar explicações na origem destas tempestades de neve. Acusar a La Niña é uma forma de se fugir à situação real do Antárctico que se apresenta bem frio e com muito gelo apesar das notícias alarmistas do costume.

O excelente blogue MetSul mostra pormenores fotográficos interessantes sobre este acontecimento.

Entre os promotores do alarme permanente encontram-se, destacadamente, o Diário de Notícias e o Público. Qualquer deles desprezou a situação gravíssima na Ásia central e na China. Mas a recolha de lixo noticioso não teve limites.

No Público o facciosismo começa a ser escandaloso. Seria interessante conhecer a opinião do proprietário do jornal. Sendo engenheiro e, tanto quanto tem mostrado, uma pessoa de espírito aberto subscreve uma tal manobra de desinformação?

Qual a razão, por exemplo, por que não publicam notícias como a que se encontra bem desenvolvida no blogue World Climate Report que analisa o artigo científico “A doubling in snow accumulation in the western Antarctic Peninsula since 1850”.

Este artigo foi publicado na revista «Geophysical Research Leters», 35, 2008». Foi escrito por E. R.Thomas, G. J. Marshall, e J. R. McConnell. Estes autores desmentem categoricamente as notícias publicadas no DN e no Público. Mas comprovam a situação que se verificou agora na Austrália.