quinta-feira, outubro 26, 2006

Little Ice Age

(continuação da palestra de Fred Goldberg)

Os habitantes da Europa central foram invadidos pelo gelo e pelos glaciares. Durante o século XVI a pequena era do gelo estendeu-se à Europa. Os rios, os canais e parte dos mares congelavam nos Invernos.

As terras cultiváveis suportavam inundações. Até os Verões eram frios. Falhavam as colheitas e escasseavam os alimentos. A fome alastrou-se. A Europa experimentou sérias crises alimentares entre 1315-1319. Morreram dezenas de milhares de europeus.

A erupção, em 1815, do Monte Tambora, na Indonésia, fez desaparecer o Verão do calendário. Esta cena repetiu-se em 1816, ano que ficou historicamente designado por “O Ano sem Verão”. Morreram mais de 70 mil pessoas. Acredita-se que foi a mais espectacular erupção vulcânica durante os últimos 15 mil anos.

Muitos dos Invernos extremos foram iniciados provavelmente por actividades vulcânicas. A propagação das cinzas na atmosfera superior reflectiu parte da radiação solar. Formou uma camada protectora contra essas radiações.

O pintor Peter Breughels, o Velho, fixou na tela os “Caçadores na Neve” (Fig. 60). Vêem-se camponeses a patinar na superfície gelada de um canal. Claro, aparecem alguns homens a partir para uma caçada. Este quadro serviu de símbolo do simpósio de Estocolmo.

“Caçadores na Neve” foi pintado em 1565. Representa, talvez, o primeiro rigoroso Inverno da Pequena Idade do Gelo (LIA em inglês). Os londrinos não se esqueceram da época em que o Tamisa gelava nos Invernos. Permitia-se realizar feiras sobre o gelo do Tamisa.

Aliás, uma pintura de Abraham Hondius (1630-1695), existente no Museu de Londres, mostra o rio Tamisa no centro de Londres. O gelo parece ter uma espessura de 2 metros!

Em 1658 o sul do Báltico estava coberto de gelo. O rei Carl X Gustav, da Suécia, aproveitou esta circunstância para alargar os seus domínios à custa dos dinamarqueses. Mandou as suas tropas marchar sobre o gelo e atacar os dinamarqueses pelo lado sul.

Os suecos alcançaram uma rápida vitória. O tratado de paz, assinado em Roskilde, obrigou os dinamarqueses a entregarem à Suécia os distritos de Halland, Blekinge e Scania. Hoje fazem parte do sul da Suécia que deve à Pequena Era do Gelo a expansão dos seus territórios.
(continua)