segunda-feira, outubro 16, 2006

Colonização da Islândia

Fred Goldberg, secretário-geral do simpósio internacional realizado em Estocolmo, em 11 e 12 de Setembro passado, foi o apresentador de uma das mais interessantes palestras introdutórias. Falou sobre “Some selected climate events from historical records”.

Fred escolheu especialmente alguns acontecimentos históricos para mostrar como o homem sempre soube adaptar-se às circunstâncias da eterna variabilidade do clima.

Os seres humanos sempre estiveram à mercê de variações rápidas do clima. Resistiram a 7 ou 8 períodos de gelo durante os últimos milhões de anos. Os nossos antepassados souberam adaptar-se aos ciclos irregulares de frio e de calor.

Adaptaram-se às inundações e às secas desde a última era do gelo de há 10 mil anos. Desenvolveram estratégias para sobreviver às secas, aos dilúvios ou aos longos períodos de frio com colheitas desfeitas.

Durante os séculos IX e X o Atlântico Norte foi afectado por um período quente. Os escandinavos que sobrepovoavam a costa da Noruega aproveitaram essa situação para colonizar a Islândia.

Existem registos históricos que permitem afirmar que em 874 os vikings aproveitaram as condições favoráveis do degelo para colonizar a Islândia em permanência. Antes a grande ilha estava abarrotada de gelo. Daí o nome de Iceland (terra de gelo).

Durante alguns séculos, a colonização de escandinavos prosperou com um estável clima suave. A sobrevivência foi possível pela fertilidade dos solos. Os solos permitiram colheitas de cereais para a alimentação humana.

Foi igualmente possível a pastorícia pela obtenção de alimentos para o gado caprino. Salienta-se que actualmente isto não é possível. O solo arável ficou prejudicado não só pelos mantos de gelo.

Se dúvidas houvesse, isto prova que o Período Quente Medieval existiu com temperaturas superiores às actuais.

Nos primórdios do século XIII apareceram os primeiros sinais de uma variação climática. O gelo começou a cercar a Islândia. As viagens entre a ilha e o continente tornaram-se mais difíceis e até perigosas.

As colheitas e a criação de gado foram fortemente afectadas. Os colonos que partiram da Noruega deixaram de poder cultivar vários cereais facilmente obtidos durante o período de clima ameno. Até hoje…
(continua)