terça-feira, setembro 06, 2005

Evolução da temperatura no último milénio

No seu First Assessment Report (FAR, 1990), o IPCC publicou uma curva com índices de temperaturas (Fig.26), para o período iniciado há 900 anos dC até ao ano 2000 dC, tomando como referência a temperatura do início do século XX.

Esta curva destaca perfeitamente a existência de dois períodos contrastados e igualmente importantes, o ‘Medieval Warm Period’ (MWP) e o ‘Little Ice Age’ (LIA), já referidos anteriormente no blogue.

O que esta curva prova é muito claro: o MWP durou aproximadamente entre os anos 1000 e 1300 e foi ‘excepcionalmente quente’, muito especialmente na parte ocidental da Europa, na Islândia e na Gronelândia (*).

De acordo com o próprio IPCC (The IPCC Scientific Assessment, 1990, Chap. 7, p. 201-238), (**) ‘este período de calor, disperso por muitas regiões do globo, foi notável porque não foi acompanhado de qualquer aumento de GEE’ (na altura a indústria mais avançada era a da olaria com utilização da energia muscular do Homem).

Olhando para a curva, verifica-se imediatamente que as temperaturas do século XX foram largamente ultrapassadas pelas temperaturas observadas entre 1050-1300. Será que os autores do Programa Nacional para as Alterações Climáticas não sabiam isto e que, agora que ficaram a saber, vão corrigir a informação errada que transmitiram aos portugueses, especialmente aos decisores políticos?

Deste modo, a actualidade, desde o início do século XX aos nossos dias, foi de facto precedida por um período longo de temperaturas superiores que não teve nada a ver com presumíveis gases com efeito de estufa (GEE) de génese antropogénica.

Este facto real é bastante inconveniente para os alarmistas que afirmam a qualquer preço que os GEE, tanto os naturais como os antropogénicos, são os culpados do presumível aquecimento global e que colocam o género humano no banco dos réus.

Outra conclusão interessante que se pode tirar da Fig. 26 é que o fim do período rigoroso da LIA ainda está bem fresco (aí sim, verificaram-se estados do tempo violentíssimos como é normal nos períodos frios e não nos períodos quentes em que o tempo é mais ameno).

Quando é que os alarmistas aprendem que o tempo rigoroso e tempestuoso é contrário a um cenário de aquecimento global? É no Inverno ou no Verão que o estado do tempo é mais irregular, violento e tempestuoso?

Notas:
(*) Recentemente, uns tantos ministros do Ambiente reuniram-se na Gronelândia manifestando a completa ignorância tradicional sobre climatologia. O objectivo era o de manipular a opinião pública internacional sobre o "frágil" estado daquela região devido ao aquecimento global. Mas a Gronelândia continua de excelente saúde climática como já foi referido no blogue. Se não acreditam esperem pela próxima geração de anticiclones móveis polares a nascer lá com a potência e violência invernais como aconteceu em Fevereiro passado.
(**) As referências bibliográficas são originárias de Marcel Leroux que no seu livro recente faz nada mais, nada menos do que cerca de 750!