sexta-feira, janeiro 09, 2009

Mais uma estabilidade anticiclónica

(Actualização às 20:17)

Hoje, dia 9 de Janeiro de 2009, a aglutinação anticiclónica (AA) sobre a Europa acentuou-se. Como tal, as eólicas europeias estão em repouso.

No caso português, o diagrama de produção eólica da REN, apresentado na Fig. 153, é perfeitamente elucidativo. As eólicas feneceram a partir das 2 horas da madrugada.

Já para as suas congéneres europeias, a carta sinóptica da Universidade do Reno (Fig. 154) mostra uma situação semelhante para a Europa Ocidental.

Aproveitando esta carta, verifica-se a existência de dois núcleos H (high, em inglês) representativos das posições de mais fortes pressões atmosféricas da AA estendida sobre a Europa.

O H que aparece quase sobre a Bélgica poderia significar uma chamada de atenção aos responsáveis da UE, situados em Bruxelas, sobre a realidade que se opõe às suas fantasias do aquecimento global.

Como toda a gente já sabe, esta situação da dinâmica do tempo deve-se ao estado de elevado défice térmico do Árctico, incluindo a Gronelândia. Do norte da Gronelândia têm sido ejectados fortíssimos anticiclones móveis polares desde o início de 2009.

E, curiosamente, regista-se que o mar gelado do Árctico se encontra numa situação muito aproximadamente igual à de 2008 para a mesma data. Ou seja, sem que a sua extensão esteja acima da média de 1979-2000.

Para esta madrugada, os serviços oficiais andam a avisar para possibilidade de queda de neve na orla costeira portuguesa, nomeadamente em Lisboa e no Algarve. Registe-se que já nevou, e bem, em Marselha junto ao Mar Mediterrâneo.

Estamos perante mais uma prova de que se observa um cenário de não-aquecimento mas sim de arrefecimento. Por isso é que o modo rápido das trajectórias dos AMP se tem revelado assaz violento.

A posição do H sobre a Holanda-Bélgica (Fig. 154), muito para cima dos Açores, demonstra perfeitamente como os AMP têm sido bem violentos.

Algumas notícias relacionadas com a situação em Portugal

Instituto de Meteorologia (2009-01-08) IM
Camionistas bloqueados pela neve TSF
Neve intensa em Vila Pouca de Aguiar SAPO
Vaga de frio SAPO
Crianças e idosos bloqueados TSF
Neve na orla costeira (Vila do Conde e Póvoa do Varzim) Póvoa Semanário
Centenas de automobilistas bloqueados no IP4 Rádio Renascença
Neve no Norte RR