terça-feira, janeiro 06, 2009

A França continua a patinar no gelo

(Actualizado, 7 de Janeiro, 17:36)

A rede de transporte de electricidade (RTE, análoga à nossa REN) prevê que a potência do consumo em França poderá subir, esta semana, na ponta da noite, até cerca de 91 mil megawatts. Seria um novo recorde nacional.

A França vive uma situação dramática. A Air France anulou na segunda-feira 150 de 400 voos programados, ficando obrigada a alojar em hotéis da capital 3 mil passageiros, enquanto outros 2 mil passaram a noite no aeroporto de Roissy.

Uma avaria na rede de energia eléctrica pôs às escuras 57 mil habitações no subúrbio parisiense de Val-de-Marne, paralisando duas linhas do metropolitano que vão de Paris à Eurodysney.

Mas não é só a França que se encontra debaixo de grandes nevões. Assim, na Ucrânia, por onde transita grande parte do gás natural russo que abastece a Europa, a população foi aconselhada pelo governo a recorrer ao gasóleo para se aquecer, já que os russos cortaram o abastecimento aos ucranianos.

Na Alemanha, as temperaturas chegaram a atingir durante a noite passada 25 graus Celsius negativos. Segundo os serviços meteorológicos alemães, a onda de ar frio afecta especialmente o leste da Alemanha.

Mas, na Alemanha, as temperaturas podem chegar mesmo aos 30 graus Celsius negativos. Nos arredores de Berlim, os termómetros marcaram 19 graus Célsius negativos. Entranto, em Brandeburgo a temperatura já desceu aos 25 graus Célsius negativos.

Fontes: RTP , USA TODAY , Le Monde.