terça-feira, novembro 27, 2007

Adenda Bob Carter (2)

O canadiano Steve McIntyre é um investigador incansável. Tem produzido resultados notáveis como a descoberta da fraude científica praticada por Michael Mann e outros co-autores do tristemente célebre «hockey stick».

O principal autor do «hockey stick» está refugiado no blogue RealClimate. A sua presença não aumenta a reputação deste blogue dirigido por Gavin Schmidt. Gavin é o braço direito de James Earl Hansen.

O RealClimate nasceu para se contrapor ao Climate Audit de Steve McIntyre. A reputação do blogue de Gavin decaiu ainda mais quando pretendeu fazer a defesa das patranhas algorianas do inimaginável «Un inconvenient truth».

Não são apenas 9 os erros de Al Gore. São quase 100. Está para ser publicado brevemente um livro que, além de constituir um excelente manual de climatologia clássica, analisa "Uma Verdade Inconveniente" de fio a pavio, identificando cerca de uma centena de afirmações erradas ou distorcidas de Al Gore.

Steve McIntyre, há pouco tempo, conseguiu a publicação do Código de Hansen relativo à reconstrução das temperaturas médias globais que se tornaram no cavalo de batalha do alarmismo e do catastrofismo climático.

Aproveita-se para responder a uma leitora do Brasil que perguntou em que estado estava o dossier do Código de Hansen. Steve McIntyre tem produzido muitas notas sobre o assunto no seu blogue ClimateAudit.

As suas explicações vão no sentido de detectar defeitos sobre defeitos nos métodos utilizados por Hansen para corrigir leituras dos termómetros até chegar ao valor reconstruído e publicado das temperaturas que oferecem cada vez menor consideração.

Steve analisa pormenores técnicos muito específicos. A troca de opiniões entre Steve e Hansen tem conduzido a alguns aperfeiçoamentos da metodologia usada por este. Mas a conclusão importante foi a que corrigiu o ranking dos anos mais quentes dos EUA.

Mas, por outro lado, Steve ainda não conseguiu desvendar os segredos da base de dados CRU-Climate Research Unit da Universidade de East Anglia, Norwich, Reino Unido. São valores que merecem mais confiança ao IPCC nas suas publicações.

O responsável da base de dados CRU é Phil Jones. Jones respondeu negativamente a McIntyre quando foi solicitado para enviar o algoritmo utilizado na produção de elementos estatísticos. Steve pretendia replicar os valores anunciados publicamente.

Inicialmente, este pedido foi recusado à semelhança de muitos outros feitos por Steve. Depois de reclamar, McIntyre acabou por receber uma carta do Departamento de Informação da Universidade de East Anglia anunciando que o pedido iria ser satisfeito.

As investigações de Steve McIntyre, desde o infeliz caso «hockey stick» até à recente das temperaturas CRU (ainda por divulgar), são do maior interesse para o apuramento da verdade. O trabalho de Steve permanece escondido da opinião pública portuguesa.