segunda-feira, setembro 17, 2007

O Código de Hansen

Durante este interregno, mais do que um leitor chamou a atenção para o facto de ter sido publicado pelo GISS - Goddard Institute for Space Studies, subagência da NASA, o programa utilizado na determinação das suas temperaturas reconstruídas.

A decisão da publicação foi de James Earl Hansen. Mas a pressão para que fosse publicado foi de Steve McIntyre que está mais uma vez de parabéns. É costume dizer que mais vale tarde do que nunca. Mas é ainda cedo para avaliar o alcance desta decisão.

Os blogues Climate Audit e Watts Up With that? noticiam amplamente esta novidade. É igualmente interessante ler as mensagens dos leitores destes blogues.

Um dos leitores de Steve McIntyre (dsott) deixou um curioso comentário. Diz, resumidamente, que a realidade pode ter levado a esta decisão inesperada. E a realidade apontada é a de que o Hemisfério Sul (regiões da América do Sul e de África) não está a aquecer.

Segundo o leitor, de momento nota-se apenas aquecimento na Europa e na Ásia. Assim sendo, o aquecimento não é global. É apenas regional. Isto é, só o Hemisfério Norte apresenta algumas regiões com temperaturas tendencialmente crescentes.

Esta conclusão é conhecida. As trocas meridionais de energia intensificaram-se nas latitudes superiores do Hemisfério Norte. Deveram-se ao facto de o défice de temperatura do Pólo Norte ter sido mais pronunciado do que o do Pólo Sul.