sábado, outubro 28, 2006

Glaciares alpinos

(continuação da palestra de Fred Goldberg)

Os glaciares alpinos começaram a avançar com o início da Pequena Idade do Gelo. Desceram rapidamente pelos vales abaixo. O ataque das vilas da Suíça pelos glaciares ocorreu a uma velocidade de 20 metros por ano.

O avanço constante dos glaciares destruiu habitações e campos cultivados. Naquela época este avanço dos glaciares foi uma autêntica calamidade pública.

Actualmente a retracção de alguns glaciares, que começou há mais de 150 anos, é considerada um desastre. A retracção ainda não causou a mais pequena beliscadura.

Em 1589, o glaciar de Allalin, o rei dos Alpes, perto de Visp, desceu tão abaixo que obstruiu o Vale de Saas. Formou um verdadeiro lago.

Em 1595, o glaciar de Gietroz, nos Alpes apeninos, chegou a pressionar o leito do rio Dranse. Morreram 70 pessoas quando as cheias submergiram a cidade de Martigny, na Suiça.

Em 1926 encontrou-se uma inscrição numa casa próximo de Bagnes que dizia: «Maurice Ollier viveu nesta casa até Bagnes ter sido submersa pelo glaciar Gietroz, em 1595 ».

Em 1599-1600, os glaciares alpinos arrastaram e destruíram vilas inteiras e terras agricultadas na região de Chamonix, igualmente na Suiça.
(continua)