segunda-feira, maio 09, 2005

Anticiclones Móveis Polares (7)

O modelo AMP de circulação geral

Acaba-se de ver, em linhas gerais, o conceito de AMP. Os AMP transportam ar frio dos pólos para os Trópicos e, o que é fundamental, provocam o retorno de ar quente em direcção aos pólos. É este retorno um dos factores de recuo de glaciares que tanto parece preocupar os alarmistas que nunca falam nos glaciares que avançam, como acontece na Escandinávia, por exemplo.

O conceito de AMP que individualiza o motor polar do tempo, nomeadamente nas regiões temperadas e polares, motor associado à intensidade do défice térmico das altas latitudes, estabelece deste modo o único modelo coerente de circulação geral da troposfera.

Este modelo AMP de circulação geral é aplicável em todas as escalas do espaço e da duração temporal, desde a escala sinóptica até à escala paleoclimática (em associação com a dinâmica das idades do gelo) passando pela escala sazonal. Um tal modelo explica as variações da intensidade da circulação geral comandada pelo défice térmico polar.

Neste único lógico e coerente modelo de circulação geral podem-se distinguir dois modos distintos, o lento e o rápido.

Modo de circulação lento

Neste caso as trocas meridionais de ar e de energia são vagarosas com uma circulação associada a um défice térmico polar atenuado correspondente, guardadas as devidas proporções, ao que acontece nas escalas de espaço e de intensidade:

- À escala sinóptica, a um AMP pouco potente;

- À escala sazonal, ao hemisfério onde se verifica o Verão;

- A muito longo prazo, até mesmo à escala paleoclimática, aos dois hemisférios em período global quente (interglacial).

Modo de circulação rápido

Agora as trocas meridionais de ar e energia são aceleradas com uma circulação associada a um défice térmico polar reforçado correspondente, guardadas as devidas proporções, ao que acontece nas escalas do espaço e de intensidade:

- À escala sinóptica, a um AMP potente;

- À escala sazonal, ao hemisfério onde se verifica o Inverno;

- A muito longo prazo, até mesmo à escala paleoclimática, aos dois
hemisférios em período global frio (glacial).