domingo, junho 12, 2005

Raios cósmicos

Embora envolvidos em âmbito mais restrito do conhecimento científico, não pode deixar de se referir a acção dos raios cósmicos. A variação do fluxo de raios cósmicos que atinge a Terra tem sido proposta como um mecanismo diferente que liga a actividade solar e a resposta climática.

De acordo com esta teoria, as variações dos ventos solares próximos da Terra estão muito estreitamente relacionadas com a temperatura à sua superfície. A actividade geomagnética (variação do campo magnético terrestre) precede a temperatura de 4 a 8 anos.

Considerando este atraso no efeito da temperatura, o pico da temperatura média global de 1998, atribuída por outros ao El Niño, seria então explicado por uma notável acção dos raios cósmicos observada cerca de 1990.

O fluxo magnético total que abandona o Sol, arrastado pelo vento solar, cresceu cerca de 2 a 3 vezes desde 1900 até 2000. De acordo com os defensores desta tese, a temperatura dita média global cresceu concomitantemente de 0,5 ºC.

A energia associada ao fluxo solar é transferida ao ambiente próximo da Terra pela ligação magnética e directamente à atmosfera pelas partículas cósmicas electricamente carregadas.

As partículas carregadas e os efeitos indirectos do vento solar têm uma forte contribuição adicional. Friis-Christensen (Vd. Fig.16) demonstrou, em 1997, que a cobertura global das nuvens, observada pelos satélites, está ligada ao fluxo dos raios cósmicos modulados pelo vento solar.

Segundo esta explicação, a variação correspondente ao desequilíbrio radiativo, no balanço terrestre, provocado pelos raios cósmicos seria da ordem de grandeza do desequilíbrio radiativo atribuído ao CO2 acumulado na atmosfera desde os tempos pré-industriais.

As medições do fluxo de raios cósmicos remontam a 1937. Os efeitos directos e indirectos, em conjunto, apontariam para um papel dominante da actividade solar, incluindo os raios cósmicos, nas variações climáticas.

1 Comments:

Blogger Luís Bonifácio said...

E o efeito das manchas solares? Sabe-se que uma diminuição destas, provocou no Séc XVII uma mini-idade do gelo na europa.

6:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home