quinta-feira, junho 02, 2005

Vulcanismo e clima

Desde longa data que existe a noção sobre a influência do vulcanismo no clima. Já no ano 44 antes da nossa era a erupção do vulcão Etna, na Sicília, foi acusada de ter destruído as colheitas ao escurecer o céu.

O tempo rigoroso na Europa durante o Inverno de 1783-84 foi explicado pela primeira vez, em 1789, pelo americano Benjamin Franklin, como sendo devido aos efeitos da erupção do Laki, situado na Islândia. Esta actividade do Laki causou a morte de mais de 10 mil pessoas e de milhares de cabeças de gado.

A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, em 1883, provocou, além da morte de 36 mil pessoas, um aceso debate que conduziu a um enorme número de conclusões que foram reunidas pela Geographic Royal Society, de Londres, em 1888.

Os efeitos ópticos que se verificaram nos meses seguintes à erupção, nomeadamente espectaculares efeitos no pôr – do – Sol, o aparecimento de bruma seca e as baixas temperaturas registadas num grande número de locais afastados do Krakatoa foram então atribuídos a esse acontecimento.

Ao longo do século XX numerosos autores analisaram e debateram as relações entre grandes erupções vulcânicas e as descidas de temperatura verificadas posteriormente, não só nas épocas recentes, mas também no decurso das erupções antigas que chegaram a ser consideradas como um factor contributivo para as glaciações.

O inglês Lamb foi quem mais contribuiu para os estudos de base científica da relação vulcanismo – clima com publicações conhecidas a partir de 1969. Lamb, inclusive, propôs a consignação de um índice (o dust veil index, DVI) para caracterizar a influência sobre o clima do manto de poeiras emitidas por uma erupção vulcânica.

Actualmente, na era dos satélites, começaram a aparecer numerosos estudos que confirmaram o facto de os aerossóis vulcânicos terem um papel importante de entre as várias causas das variações do clima.

Além de grandes quantidades de dióxido de carbono, gás com efeito de estufa, os vulcões expelem também enormes quantidades de cinzas e, sobretudo, de dióxido de enxofre. Calcula-se que a emissão anual global de enxofre a partir dos vulcões e fumarolas é de cerca de 10 milhões de toneladas.

O efeito da difusão de dióxido de enxofre na atmosfera, que se segue a uma actividade vulcânica, manifesta-se por um arrefecimento da superfície terrestre durante o Verão. Durante o Inverno, devido à menor radiação solar, o efeito dos aerossóis vulcânicos é reduzido e pode mesmo provocar um aquecimento pela absorção de parte da radiação infravermelha terrestre.

As projecções das erupções vulcânicas que atingem a estratosfera com um tempo de residência prolongado influenciam – embora de modo não imediato e não uniforme – as condições climáticas à superfície, fundamentalmente, pela redução da temperatura.

O atraso na resposta depende do tempo de propagação dos aerossóis em direcção às regiões polares onde agravam o défice térmico existente. Os anticiclones móveis polares até aqui têm um papel importante como relés que intensificam as trocas meridianas e agravam a violência das perturbações.

O vulcanismo é, pois, uma causa suplementar de variação climática, aperiódica e de curta duração, que se mistura com os efeitos das variações da actividade solar.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

gostei muito do texto me ajudou muito no trabalho da escola

2:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

INFORME-SE MAIS... E FIQUE ATENTO AOS FATOS....

7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

7:14 da tarde  
Blogger Luisa Clasen (Lully) said...

yay, trabalho sobre vulcões foi salvo graças ao seu texto \o\~
hueuehuehuue Cx

5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

obgd por exte magnifico texto bem redigido deu m uma grande ajuda no trabalho de area projecto
Bernardo.E

8:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

obrigada por vc existir se vc naum existise acho que naum ia poder apreciar suas temperaturas climaticas ha e min ajudou muito no trabalho da escola

2:33 da tarde  
Anonymous rosangela said...

Muito bom
Rosa - Brasil

3:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ayhe?

3:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home