sexta-feira, junho 10, 2005

Os oceanos. Correntes superficiais

No Equador, para compensar o fluxo de 13 Sv da NADW que o cruza em direcção ao Sul, existe em sentido inverso, de Sul para Norte, e em superfície, a corrente costeira do norte do Brasil, NBCC (North Brazil Coastal Current), que transporta um caudal semelhante de 13 Sv para a corrente do Golfo.

Este fluxo que chega do hemisfério Sul junta-se ao fluxo tropical de 7 Sv que vem de Este – que gira em torno do anticiclone dos Açores (aglutinação de anticiclones moveis polares) –, pelo que o caudal total da corrente do Golfo a norte de Cuba pode atingir os 20 Sv (milhões de metros cúbicos por segundo).

Assim como existem zonas onde a água superficial mergulha, existem também zonas de afloramento (upwelling) de águas profundas que sobem até à superfície embora localizadas de forma mais difusa.

Estas áreas de upwelling situam-se em zonas de divergência de águas superficiais, pelo que são substituídas por águas ascendentes profundas. Uma extensa zona de upwelling está situada no Pacífico Oriental junto ao Equador. Aí, a água superficial, movida pelos alísios, tende a divergir para norte e para sul, deixando um vazio que é ocupado por águas mais frias e ascendentes (p.e., origina La Niña).

Também se produzem afloramentos nas costas donde as águas superficiais, por efeito dos ventos e da rotação terrestre, tendem a afastar-se mar adentro. Isto ocorre especialmente nas quatro margens orientais das bacias oceânicas do Atlântico (Norte e Sul) e do Pacífico (Norte e Sul, também). Ao longo destas costas os afloramentos dão lugar ao aparecimento de correntes de águas frias (Canárias e Benguela, no Atlântico; Califórnia e Humoldt, no Pacífico).

Algumas análises de sedimentos oceânicos mostraram que estes afloramentos se intensificaram há cerca de 2 a 3 milhões de anos, quando o fecho do istmo do Panamá reorganizou as correntes oceânicas, o que deve ter tido influência no arrefecimento quaternário.

Estudos recentes mostram cada vez mais claramente que um enfraquecimento da corrente do Golfo, provocado por sua vez por um enfraquecimento de todo o sistema da corrente termohalina, intensifica as variações climáticas em todo o Atlântico e, muito provavelmente, em todo o globo.