quarta-feira, outubro 14, 2009

O que aconteceu ao aquecimento global?

É esta a pergunta feita pelo jornalista Paul Hudson, da BBC News, num artigo do passado dia 9 de Outubro, com o título “What happened to global warming?”. Note-se que a BBC está longe de ser um media que publique com frequência textos ou notícias contrárias à ladaínha do aquecimento global.

“Este cabeçalho pode surpreender”, começa por dizer Paul Hudson, “mas é verdade”. E acrescenta que “Nos últimos 11 anos não se observou qualquer aumento da temperatura global”.

Recorde-se que esta alegação fora já enunciada pelo Prof. Delgado Domingos e pelo autor deste blogue no programa Sociedade Civil. Os alarmistas Francisco Ferreira e Filipe Duarte Santos, que participaram no programa, tentaram contrariar a informação com uns sorrisinhos e caretas de descrédito, habituados que estão a passear a sua ignorância com a impunidade que lhes é permitida pelos meios de comunicação social.

No seu artigo, Paul Hudson diz que os modelos não previram esta situação, a qual contraria a teoria que atribui ao dióxido de carbono de origem antropogénica a causa da subida da temperatura global do planeta.

De facto, esta situação real refuta a relação causa-efeito entre aumento da concentração atmosférica do dióxido de carbono e aumento da temperatura média global. Seria um milagre da física a existência de uma lei que revelasse este hiato no decurso de 11 anos.

O articulista da BBC refere os estudos de vários cientistas, entre os quais o Prof. Don Easterbrook, da Western Washington University, que tira a seguinte conclusão: "The PDO [Pacific Decadal Oscillation] cool mode has replaced the warm mode in the Pacific Ocean, virtually assuring us of about 30 years of global cooling."

Paul Hudson destaca ainda o cientista do IPCC, Mojib Latif que, no entender do articulista, veio confundir ainda mais os espíritos ao afirmar, há cerca de um mês, que o planeta poderá vir a conhecer um período de arrefecimento nos próximos dez a vinte anos. Por sinal, esta perspectiva de arrefecimento já antes tinha sido referida no MC.

Como seria de esperar este artigo da BBC causou uma enorme surpresa seguida de grande celeuma. A celeuma é tanto maior quanto os catastrofistas estão a mobilizar um verdadeiro exército de salvação do planeta, tendo em vista a cimeira de Copenhaga, a realizar no próximo mês de Dezembro.

As Nações Unidas e os países industrializados, apoiados pelos media do mundo inteiro, lançaram uma campanha de (des)informação dizendo que o planeta está a aquecer mais depressa do que o esperado e praticamente em perigo de extinção.

Esta notícia da BBC veio arrefecer alguns ânimos. Os políticos prontos a aplicar mais impostos e a encarecer a energia ficaram surpreendidos. O objectivo encapotado, a apresentar na cimeira de Copenhaga, tem de ser embrulhado num outro embuste que não o do aquecimento global.