sexta-feira, outubro 09, 2009

Jornadas Científicas da Univ. de Nantes Intervenção de Vincent Courtillot

Na 2ª edição das Jornadas Científicas da Universidade de Nantes, realizadas em 8 de Junho de 2009, salientou-se a Conferência “O Aquecimento Global” de Vincent Courtillot.

Vincent Courtillot, geofísico e geólogo, é professor das Universidades de Paris, director do Instituto de Física do Globo de Paris, e membro do Instituto Universitário de França e da Academia das Ciências, Paris.

A dissertação de Courtillot pode ser seguida no vídeo da Conferência. Esta constituiu uma exposição cientificamente sólida e pedagógica sobre o tema actual do “aquecimento global”.

Eis uma breve lista de questões abordadas por Vincent Courtillot:

- Exprime sérias dúvidas sobre as últimas conclusões do IPCC e sobre os modelos utilizados por este organismo;

- As curvas das temperaturas, nomeadamente as produzidas pelo Hadley Centre que servem de base para os relatórios do IPCC;

- O famoso caso do “hockey stick” de Michael Mann que foi emblemático no penúltimo relatório do IPCC mas que caiu no esquecimento no último;

- A imprecisão dos modelos informáticos do clima usados pelo IPCC, nomeadamente a questão crucial das nuvens que não está incorporada nos modelos;

- Os resultados dos cilindros de gelo que mostram ser a evolução da temperatura que comanda a evolução da concentração do CO2 e não o inverso;

- A actividade solar comanda as variações naturais da temperatura na Terra.

O Prof. Vincent Courtillot diz que são falsas as curvas das temperaturas apresentadas pelo IPCC no último relatório de 2007. Exemplifica os casos da Europa e dos EUA. Explica como foram fabricadas as curvas falsas.

Explica também como Michael Mann e colaboradores falsificaram a conhecida curva do “hockey stick”. Faz igualmente um historial das actuações do IPCC e do Hadley Centre que não disponibilizam dados para verificação por entidades independentes.

As Jornadas Científicas da Universidade de Nantes incluíram ainda uma mesa redonda com um Debate. Além de um cientista (Vincent Courtillot) aparece um dogmático (Ronan Dantec). Mas é fácil distinguir o trigo do joio.

Para além das opiniões daqueles dois participantes (Courtillot e Dantec), ouvem-se ainda pontos de vista de pessoas afastadas da realidade dos fenómenos climáticos. Algumas pessoas colocam mesmo questões obtusas.