sexta-feira, setembro 18, 2009

Nils-Axel Mörner e o nível dos mares

Não é possível falar do nível dos mares sem citar o Prof. Nils-Axel Mörner, jubilado da Universidade de Estocolmo. Eis uma apresentação rapidíssima de Mörner:

Dr. Nils-Axel Mörner has studied sea level and its effects on coastal areas for some 35 years. Recently retired as director of the Paleogeophysics and Geodynamics Department at Stockholm University, Mörner is past president (1999-2003) of the INQUA Commission on Sea Level Changes and Coastal Evolution, and leader of the Maldives Sea Level Project.

O Prof. Mörner concedeu uma extensa entrevista que abrange muitos aspectos relacionados com a elevação do nível dos mares. Toca inevitavelmente nos casos de Tuvalu e de Veneza que os propagandistas colocam à beira do colapso.

Mas tal é falso como quase tudo o que eles anunciam com o beneplácito dos media. Regista-se nesta nota uma parte da resposta relativa a Tuvalu que é das bandeiras mais brandidas até por pessoas aparentemente capazes.

Um outro lugar famoso é Tuvalu que deveria desaparecer em breve por causa das emissões de dióxido de carbono [dizem os alarmistas]. Existe lá um marégrafo que começou a registar o nível do mar a partir de 1978, isto é, há mais de 30 anos. Se olharmos para os registos deste marégrafo não encontramos nenhuma tendência, o mar não subiu.

Nils-Axel aproveita para se referir a outro local a norte da Nova Zelândia e Fiji, a ilha de Tegua. “Disseram que a população desta ilha teve de ser evacuada pois o nível do mar estava a subir. Mas, novamente, olhando para os registos do marégrafo não se encontra qualquer elevação do nível do mar. Antes pelo contrário, registou-se uma ligeira descida”, afirma o Prof. Mörner.

Então como explicar todo o frenesim dos propagandistas, a começar pelo IPCC? “Eles inspiram-se nos resultados dos modelos e andam sempre com esperança de ver confirmados os resultados dos seus exercícios de modelação na observação real”, explica o professor.

Na resposta à mesma pergunta, o Prof. Nils-Axel aproveitou para falar no caso de Veneza que também serve de espantalho para os alarmistas afirmarem a necessidade de mitigar as emissões de dióxido de carbono.

Segundo o professor, os registos de 300 anos mostram subidas e descidas do nível do mar, que banha Veneza, com um valor médio que se mantém inalterado desde então. Em 1970 registou-se uma subida que terminou pouco depois com regresso ao passado.

Como se diz no jogo da batalha naval: os propagandistas andam a dar tiros na água! Não acertam um… A Fig. 188 do Bureau of Meteorology-BoM, do governo australiano, dá razão ao Prof. Nils-Axel Mörner.

Nessa figura apresentam-se as evoluções do nível do mar junto de várias ilhas que são monitorizadas pelo BoM. De entre elas aparecem Tuvalu e Fiji que o professor refere na sua entrevista.

A Fig. 189 é ainda mais elucidativa quanto à evolução do nível do mar à volta de várias ilhas, nomeadamente as de Tuvalu, Fiji e Kiribati que o professor enumerou na entrevista.

Nesta figura está traçada a evolução desde 1992 até Junho de 2004. A fonte é também o BoM, da Austrália. Não restam dúvidas acerca da desmesurada falta de verdade no caso Tuvalu e ilhas adjacentes.