sexta-feira, setembro 11, 2009

Inverdade conveniente do nível dos mares

Um recente artigo científico sobre o nível dos mares suscitou um enorme debate. A discussão subiu de tom porque o artigo mencionava os valores extravagantes do documentário de ficção científica “Uma verdade inconveniente”.

Assinale-se que este estudo rompe com o dito documentário que apresentou as águas dos mares em fúria com cidades inteiras a serem engolidas para nos conduzir a uma enorme acesso de culpabilidade e de angústia.

Neste estudo, Simon J. Holgate (do Proudman Oceanographic Laboratory, de Liverpool) utilizou séries homogéneas de nove marégrafos localizados em diversos pontos do globo bem distanciados entre si.

O valor médio da elevação do nível dos mares encontrado para o período global de 1904-2003 (um século) foi de 1,74 mm ± 0,16 mm por ano, ajustando-se bem a outras estimativas realizadas com um maior número de marégrafos.

A análise de Simon mostra que a primeira parte do período (1904-1953) conheceu uma elevação média de 2,03 mm ± 0,35 mm por ano, enquanto que a elevação da segunda parte (1954-2003) foi de 1,45 mm ± 0,34 mm por ano.

Isto é, o ritmo médio de elevação do nível dos mares desacelerou de um período para o outro, como era normal que acontecesse pois à medida que vamos ao encontro da próxima glaciação os ritmos de elevação tendem para zero.

Holgate concluiu no seu estudo que “a forte variabilidade do ritmo de elevação do nível dos mares nos últimos 20 anos não é particularmente fora do habitual”. Ou seja, concluiu que Al Gore mentiu.

Concluiremos pela nossa parte que este estudo não sugere a hipótese de uma aceleração inexorável da elevação do nível dos mares como os propagandistas nos querem fazer crer. Bem pelo contrário…

As previsões feitas para 2100 que aparecem no relatório do IPCC, cujo resumo para os decisores políticos foi apresentado em Fevereiro de 2007, não são consentâneas com a realidade e revelam extrapolações sem base científica.

Referência:
Holgate, S. J. (2007), On the decadal rates of sea level change during the twentieth century, Geophys. Res. Lett., 34, L01602, doi:10.1029/2006GL028492.