quarta-feira, junho 10, 2009

Neve e calor fora do vulgar

Neste mês de Junho nevou, no que respeita ao Hemisfério Norte, na Escócia, no Canadá, na Califórnia, no Dakota do Norte, na Finlândia e na Suécia.

Na Suécia, a temperatura atingiu – 7,5 ºC: "The second lowest Swedish June temperature during the last 100 years was recorded as -7.5 ºC in Tarfalla, norhernmost Sweden. The state TV surprisingly brought the message as a one liner."
[Informação do meteorologista sueco Hans Jelbring.]

No Hemisfério Sul, além do Brasil, também a Nova Zelândia conheceu dias de neve fora do vulgar. De tal modo que a época de ski começou com cinco semanas de antecedência em relação à normal.

As imagens de satélite mostraram, há poucos dias, dois colossais anticiclones móveis polares a sair do Pólo Norte e a invadir a Escandinávia. Parte de um deles desceu até à Península Ibérica e formou uma aglutinação anticiclónica importante que tem influenciado o estado do tempo recente.

Em contrapartida, no Hemisfério Norte, verificaram-se algumas ondas de calor no passado mês de Maio. Aconteceram tanto na América do Norte como na Europa. Foram de curta duração e extensão.

É assim que o Instituto de Meteorologia afirma no seu relatório recente:

«Maio caracterizou-se como sendo um mês seco a muito seco, com quantidades de precipitação, em Portugal continental, bastante inferiores aos valores médios de 1971-2000, o que levou ao agravamento da situação de seca meteorológica em todo o País. No final do mês 66% do território continental encontrava-se em seca meteorológica severa e extrema, de acordo com as classes de PDSI.

Relativamente aos valores de temperatura, o mês de Maio apresentou uma anomalia de + 2,5ºC na temperatura máxima, uma anomalia de + 1,4ºC na temperatura média e uma anomalia de +0,1ºC na temperatura mínima, muito próxima da normal de 1971-2000.

Em Maio ocorreram ainda dois períodos muitos quentes, no início e final do mês, com ocorrência de onda de calor entre 2 e 8 de Maio em várias estações da rede do IM. O número de dias com temperatura máxima superior a 25ºC e 30ªC foi superior à normal de 1971-2000.»

Pena é que, em vez de se analisar apenas a temperatura, não se refira também o comportamento da pressão atmosférica. De facto, é esta a variável meteorológica explicativa da actual dinâmica do tempo, das pequenas ondas de calor e da seca meteorológica.