quinta-feira, junho 04, 2009

Neva no Brasil em Junho de 2009



Nevou pela primeira vez este ano no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As precipitações foram fracas e breves, não chegando a acumular. A MetSul Meteorologia considera que a neve foi ‘medíocre’ diante dos vários precedentes históricos do fenômeno com acumulação em que a Serra cobriu-se de branco, mas relevante pelo número de eventos que relataram precipitação de inverno.

O primeiro registro de neve fraca foi feito ainda na noite de segunda-feira em Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, onde a observadora do Instituto Nacional de Meteorologia identificou o fenômeno entre 22h20m e 22h27m. Em São Joaquim, a neve caiu fraca com parte da cidade sob a presença do sol.

Nesta segunda-feira, com a circulação de nuvens de maior desenvolvimento vertical (mais carregadas), foram registradas precipitações de inverno (neve e chuva congelada) em um maior número de localidades.

Na grande maioria dos pontos onde a neve caiu, ela teve a forma granular. Pequenos flocos, contudo, foram observados em cidades dos Campos de Cima da Serra e do Planalto Sul Catarinense. Na maioria dos locais houve a ocorrência de chuva congelada que não chega a configurar neve.

Levantamento exclusivo da MetSul Meteorologia indicou a ocorrência de neve e/ou chuva congelada nos seguintes municípios: Santa Maria do Herval (RS); Gramado (RS); São Francisco de Paula (RS); Bom Jesus (RS); São José dos Ausentes (RS); Jaquirana (RS); Vacaria (RS); Soledade (RS); Ipê (RS); Caxias do Sul (RS); Cambará do Sul (RS); São Joaquim (SC); Bom Jardim da Serra (SC); Urupema (SC); e Painel (SC).

Houve relatos de precipitação de gelo, possivelmente chuva ou chuvisco congelado, ainda em cidades do Vale do Paranhana e na região de São Jerônimo.

A neve e a chuva congelada ocorreram no final da manhã e durante a tarde mais frios até agora em 2009 no Rio Grande do Sul. Às quatro da tarde, tradicionalmente o horário de maior temperatura do dia, os termômetros indicavam 1,9ºC em São Joaquim, 3,0ºC em São José dos Ausentes, 5,5ºC em Vacaria e 5,6ºC em Canela.

A sensação térmica trazida pelas rajadas de vento de até 78 km/h chegou a 14ºC negativos em São José dos Ausentes. A neve e a chuva congelada foram provocadas pela combinação de ar muito gelado e instabilidade associada a um cavado (zona de menor pressão atmosférica) que trouxe nuvens mais carregadas para o Leste gaúcho.

Estivesse a instabilidade associada a um ciclone extratropical e as precipitações de neve poderiam ter sido mais abrangentes e fortes. Ar muito seco cobrirá o Sul do Brasil nesta quarta-feira,garantindo um dia ensolarado e com frio muito intenso ao amanhecer. As máximas à tarde devem ser, inclusive, mais elevadas do que as de hoje.

As madrugadas desta quarta-feira e ainda de quinta devem ser as mais frias da semana no Sul do país com geada generalizada e que deve ser forte em muitos locais.

Geada severa com congelamento é esperada em alguns locais de maior altitude. Marcas negativas são projetadas para os três estados do Sul com valores que podem ficar entre -3ºC e -5ºC nos Aparados da Serra (RS) e de -5ºC a -7ºC no Planalto Sul Catarinense e Planalto de Palmas no Paraná.

Na Grande Porto Alegre pode fazer entre 0ºC e 2ºC nos pontos mais frios enquanto nos bairros mais gelados da Capital a temperatura pode ficar entre 1ºC e 3ºC, apesar das máximas de até 15ºC nesta quarta e de 18ºC na quinta na cidade.

Fonte: MetSul . Ver também Ecotretas .

Esta situação meteorológica é um reflexo das condições do Antárctico central que está a emitir anticiclones móveis polares com regularidade e violência.