segunda-feira, junho 08, 2009

Debate nos Olivais

A Associação dos Amigos dos Olivais Sul, Lisboa, realizou, no dia 4 de Junho de 2009, uma Conferência-debate sobre o tema Alterações Climáticas - suas consequências.

A iniciativa teve lugar no edifício principal da Escola Secundária Fernando Pessoa, Olivais Sul, bairro de Lisboa.

A Conferência-debate foi moderada pelo Sr. Major General J. A. Ferreira Pinto. Foram convidados, para apresentarem comunicações, os oradores: Dr. Anthímio de Azevedo, Eng. Rui G. Moura e Prof. J. J. Delgado Domingos.

Estavam presentes, aproximadamente, 80 pessoas. A sessão começou cerca das 21 h 15 m e terminou perto das 23 h 15 m. O fim do debate foi mais imposto pelo horário de trabalho dos funcionários da escola do que pelo interesse dos presentes.

As comunicações seguiram a ordem atrás indicada dos oradores convidados. A comunicação do Dr. Anthímio de Azevedo (cientista reformado do Instituto de Meteorologia) seguiu a versão oficial da hipótese do aquecimento global de origem antropogénica. As dos outros dois oradores desmontaram a hipótese com argumentos diversificados.

Foram apresentados gráficos da evolução da temperatura média global, paleoclimática e recente, que tornaram mais esclarecedora a refutação da hipótese oficial da causa-efeito entre a concentração do CO2 e a temperatura.

O principal organizador desta iniciativa, Eng. Gilberto Fonseca Luz, informou que os sócios da Associação, presentes no debate, consideraram a iniciativa de elevado nível pelo esclarecimento que trouxe.

Nomeadamente, os sócios apreciaram bastante a parte contraditória da versão oficial do aquecimento global. Desconheciam a verdade dos factos que lhes são ocultados por uma comunicação social mais interessada na especulação informativa e no sensacionalismo.