quarta-feira, maio 20, 2009

Debate na Póvoa de Varzim

(Actualizado às 23 h com a introduçao do link para a versão com legendas em português)

Ana Silva, Cátia Duarte e Maria Costa são alunas do 12 º ano da Escola Secundária Eça de Queiroz, da Póvoa de Varzim. Escolheram o tema “Aquecimento Global” como trabalho de fim-de-ano.

Provando que os alunos portugueses são inteligentes, exploraram a hipótese de contestar os manuais escolares que apresentam o tema como um dogma. Como em Portugal existe uma censura climática férrea, tiveram de recorrer à internet para encontrar material que fundamentasse as dúvidas que tinham.

A Ana, a Cátia e a Maria baseavam muitas das dúvidas na noção de que o “Aquecimento Global” se tornou num álibi dos políticos para aumentarem impostos e justificarem o mau desempenho da governação.

Como conclusão do trabalho de investigação as três alunas realizaram um documentário com a recolha do material encontrado na internet. Intitularam-no “Aquecimento Global: e o dia depois de amanhã?”.

Por exemplo, incluíram nesse trabalho muitos depoimentos, com legendas em português, do famoso documentário “The Great Global Warming Swindle”. [Utilizar um motor de busca para encontrar o documentário. *]

Este documentário ainda não mereceu qualquer atenção das estações de televisão portuguesas, nomeadamente daquelas que são pagas pelos contribuintes. De facto, mesmo os canais do Estado continuam a mentir descaradamente, manipulando a opinião pública que deviam respeitar, tendo em atenção o próprio estatuto editorial.

Como remate do trabalho, Ana Silva, Cátia Duarte e Maria Costa promoveram um debate público na Escola, com autorização das suas professoras, que também manifestam apreço pela Verdade tal como o patrono da escola, Eça de Queiroz.

Esse debate realizou-se no dia 15 de Maio de 2009, com início às 15 h 15 m. As organizadoras começaram por apresentar o trabalho. De seguida, apresentaram os oradores convidados: dois representantes da organização ambientalista GAIA, o editor do MC e o responsável do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A sala encontrava-se cheia de alunos e professoras. A ordem de apresentação foi a que acima se indica para os convidados. Seguiu-se um debate com muitas perguntas da assistência, que se revelou já convencida de que os manuais das escolas portuguesas manipulam as consciências de professores e alunos.

A sessão terminou perto das 18 h. Mesmo assim, continuaram as perguntas de alunos e professoras, agora exclusivamente dirigidas ao editor do MC, ávidos de mais saber.

As três organizadoras convidaram também Filipe Duarte Santos, considerado o maior especialista português em alterações climáticas (!). A verdade é que FDS é o principal aquecimentista português. Todavia, mais uma vez Filipe Duarte Santos teve “falta de comparência”. Prefere continuar a mentir – a coberto de uma censura mediática terrível – aos jornalistas, aos políticos e, vejam lá, até a professores universitários que recentemente lhe atribuíram um prémio de 25 mil euros, certamente retirados das algibeiras dos contribuintes.
____________

* Com legendas em francês encontra-se aqui. Nesta versão aparece o oceanógrafo Carl Wunsch que, mais tarde, apresentou um protesto à realização: «At a minimum, I ask that the film should never be seen again publicly with my participation included.» Não negou as palavras que foram captadas mas acusou que elas foram usadas fora do contexto.

Richard Lindzen disse, publicamente, que esta posição do seu colega do MIT se deveu ao receio de perder apoio financeiro para as suas actividades de investigação.

O leitor J. Carlos P. Lopes da Costa, investigador em engenharia mecânica, forneceu a indicação de uma versão, dividida em várias partes, com legendas em português.