terça-feira, abril 21, 2009

Mais sobre a entrevista de Rajendra Pachauri ao Expresso

Rajendra Pachauri podia ser um bom propagandista de um qualquer detergente. As respostas às questões científicas colocadas pelo jornalista Virgilio Azevedo revelam não só uma ignorância profunda mas também a forma como Rajendra Pachauri desempenha o papel de autêntico vendilhão de feira, ao responder de acordo com as conveniências de momento para promoção do produto.

Vejamos o exemplo das temperaturas. Em Novembro de 2008, Rajendra dizia que as temperaturas estavam a crescer a um ritmo mais rápido do que o previsto (“warming is taking place at a much faster rate”). Consultar MC e WUWT.

Afinal, as temperaturas não só não estavam a subir como estavam a descer. Agora, perante a questão de Virgílio Azevedo “Segundo o instituto meteorológico britânico (Met Office), a temperatura média global está a descer desde 2001. Acabou o aquecimento global?”, Rajendra não pestanejou, esquecendo-se do que tinha dito há cinco meses, e respondeu “sabiamente”:

«Não acredito que a tendência de subida das temperaturas venha a parar, mesmo que seja interrompida por sete ou oito anos, porque 2004 e 2005 foram anos muito quentes e no relatório de 2007 do IPCC constatámos claramente que onze dos últimos 12 anos estão entre os 12 mais quentes da História. Há uma diferença entre tempo e clima, e há mudanças naturais que não significam que tenha havido uma inversão de tendência. Pode haver mesmo declínio das temperaturas nos próximos dez ou 15 anos sem que a tendência para o aquecimento global se altere.»

Esta resposta comporta várias falsidades. Os anos 2004 e 2005 não foram muito quentes. E os onze dos últimos 12 anos não estão entre os 12 mais quentes da História. Tudo cheira a falso. É típico do IPCC e do seu chairman.

Foi pena que Virgílio Azevedo se tenha esquecido de perguntar a Rajendra Pachauri a opinião sobre o livro de Roy Spencer “Climate Confusion” (título que se aplica ao pensamento de Rajendra Pachauri) traduzido para português com o nome elucidativo “A Mentira do Aquecimento Global” (que se aplica ao IPCC e a Rajendra Pachauri).

Claro que Virgílio Azevedo teria de ter a paciência de explicar a Rajendra Pachauri que Roy Spencer é um climatologista de elevadíssimo nível. Roy monitoriza as temperaturas dos satélites da NASA que desmentem Rajendra Pachauri, tanto em Novembro de 2008 como em Abril de 2009.