domingo, novembro 09, 2008

O humor climático do IPCC

Um exemplo de humor de fino recorte é dado no blog Watts Up With That? com o enorme título Truly inconvenient truths about climate change being ignored: IPCC’s Pachauri says “warming is taking place at a much faster rate”.

Não importa que os factos mostrem o contrário, isto é, que os gráficos de temperaturas evidenciem um patamar nos últimos sete anos, ou mesmo um acentuado arrefecimento como se observou no ano passado e continua este ano.

Não se trata de opiniões, mas de factos, ilustrados por dados que podem ser consultados nas fontes, tais como o Hadley Centre – associado ao Met Office, serviço oficial de meteorologia do Reino Unido – que serve de base à propaganda do IPCC.

Nada disto importa. Para o honorável Rajendra Pachauri, Chairman do IPCC, o aquecimento está a verificar-se a um ritmo cada vez maior. Mais grave ainda, Rajendra apresentou um gráfico com temperaturas sempre a subir, mesmo em 2008.

Os alarmistas climáticos nacionais já aderiram a este género de humor. Para eles também as mudanças estão a verificar-se a um ritmo muito superior ao que se esperava. Chamem-lhes tolos.

Em tempos de crise financeira já perceberam que existe um risco sério de os governos lhes fecharem as torneiras. Torna-se necessário aumentar o nível de alarme.

Ainda que provisório, o valor da anomalia da temperatura média global de Outubro de 2008 foi, de acordo com radiómetros instalados nos satélites, igual a – 0,3 ºC.

Significaria, a confirmar-se este valor, que as anomalias actuais se situam abaixo de todas as que se verificaram desde 1979 – data do início das medições realizadas por satélites – com excepção das do final do ano 1984 em que roçaram o valor – 0,4 ºC.