segunda-feira, dezembro 29, 2008

Gavin Schmidt e o ano frio de 2008

(Com a colaboração de Jorge Pacheco de Oliveira)

Gavin Schmidt é um modelador do clima de craveira internacional, com responsabilidades no GISS (Goddard Institute for Space Studies) onde trabalha na previsão do clima através da modelação em computador.

Gavin é um dos mais entusiásticos defensores da teoria do aquecimento global e publica muitas das suas opiniões no blog Real Climate, que se pode dizer o blog de referência de todos os adeptos daquela teoria.

No mesmo blog participa Michael Mann, outro conhecido modelador do clima, também entusiástico defensor do aquecimento global, cujo nome ficou associado, de forma indelével, ao gráfico internacionalmente conhecido por Hockey Stick.

O MC, colmatando uma falha que há muito se faz sentir, até por questões de isenção, vai disponibilizar aos seus leitores, na coluna à direita, o link para o Real Climate, uma vez que já lá está o link para o blog rival, o Climate Audit, de Steve McIntyre, um dos dois cientistas que deslindaram os erros estatísticos (para sermos benevolentes) cometidos por Michael Mann e colegas na construção do Hockey Stick.

Sucede que, em 16/12/2008, Gavin Schmidt publicou um post no Real Climate em que, a propósito dos anos frios deste século, quis deixar uns avisos contra a manipulação de resultados por parte dos críticos.

Estava em causa saber se 2008 seria, ou não, pelo menos até agora, o ano mais frio deste século e Gavin Schmidt baralhou-se, ou quis baralhar os leitores, com a velha rábula respeitante à data de início e fim dos séculos, tão depressa parecendo dizer que o século XXI começava no ano 2001, o que está correcto, como no ano 2000, o que é incorrecto.

E isto porque se está a tornar cada vez mais provável que 2008 venha a ser o ano mais frio desde o início do séc. XXI. Ora, como o ano 2000 foi mais frio do que 2008, se o ano 2000 estivesse incluído no século XXI, já a afirmação não estaria correcta.

Nas respostas aos comentadores que lhe chamaram a atenção para a forma displicente como ele tratou a questão, Gavin, sem nunca esclarecer devidamente a sua posição, chegou a perguntar a um deles quando é que tinha celebrado o início do actual milénio, uma alusão evidente ao facto de muita gente ter celebrado o início do milénio na passagem de ano de 1999 para 2000. O que estava errado, mas não fez parar o mundo, como se sabe.

Em suma, Gavin Schmidt queria, à força, incluir o ano 2000 no séc. XXI para tirar o tapete a todos quantos se preparam para anunciar que o ano 2008 é o ano mais frio deste século.

A manobra de Schmidt, num post em que nos vinha avisar contra manobras (dos outros, claro) não teria relevância, e de facto não tem, para saber se o CO2 antropogénico provoca ou não um aquecimento catastrófico do planeta, mas revela a forma capciosa como até os mais ilustres adeptos desta teoria procuram levar a água ao seu moinho.

Observação : O link Real Climate passou a integrar a coluna respectiva do MC.