segunda-feira, janeiro 12, 2009

Deserto de Mojave

(Actualização, 19:19)

Um amigo dos EUA enviou-me esta bonita imagem do Deserto de Mojave cheio de neve. Ele diz que, se o aquecimento global é a causa do frio e dos nevões em locais tão quentes [*] como este, então vai passar a colocar a cerveja dentro do forno para que congele durante a noite.

Esta graça resulta das desculpas esfarrapadas dos alarmistas que andam nervosos e reagem como escorpiões com a situação actual. Afirmam eles, sistematicamente:

1 – Não se deve confundir tempo com clima;
2 – O frio não nega o aquecimento global, pois o frio é próprio do Inverno;
3 – O calor também aparece no Inverno.

A primeira afirmação, que os críticos subscrevem inteiramente, talvez com mais legitimidade do que os alarmistas, aplica-se igualmente às ondas de calor, durante as quais também não se deve confundir tempo com clima.

Relativamente à segunda, também a existência de calor no Verão não põe de parte a hipótese de um cenário de arrefecimento global.

Quanto à terceira, existe uma simétrica, já que também faz frio no Verão.

Em suma, tudo isto é verdade, mas não dá qualquer garantia de verosimilhança da teoria do efeito de estufa antropogénico.

Outros pretendem justificar ondas de frio dentro de um cenário de aquecimento global. Segundo eles, seria o que o IPCC prevê em finais do século XXI, dentro do que se designa por fenómenos extremos.

Os modelos do IPCC só “dizem” que as temperaturas vão subir, dentro de uma gama maior ou menor conforme os seus imaginativos cenários. Leiam-se os capítulos – e são vários – onde são referidos os “extreme events” do Working Group I (2007).

O que interessa é saber explicar tanto as ondas de calor como as vagas de frio e as tempestades de neve. E a teoria do efeito de estufa antropogénico, conforme está a ficar cada vez mais claro, para cada vez mais gente, não consegue explicar nem uma coisa nem outra. Por mais que os seus adeptos se esforcem, não consegue explicar nada, para além dos subsídios e financiamentos que recebem dos governos para estudos e conferências.

No fundo, dentro do desconhecimento absoluto dos alarmistas acerca dos fenómenos físicos reais até parece que existem dois géneros de temperaturas. Um deles para quando as temperaturas sobem, o que prova o aquecimento global. Outro para quando elas descem, o que não prova nada.
______

[*] No Deserto de Mojave as temperaturas podem atingir 54 ºC (nos sítios baixos) no verão e ‒18 ºC (nas elevações de terreno) no inverno.
______

Vaga de frio continua

Nevou no Algarve SOL
Vaga de frio em Portugal e no estrangeiro SAPO
Beira-mar com água salgada gelada Daily Echo