Inverno começa mais cedo na Suíça
De acordo com o calendário, o Inverno inicia-se no dia 21 de Dezembro, o dia mais curto do ano. Mas os suíços consideram que o deste ano começou já no dia 31 de Outubro. A queda de neve na Suíça está a bater recordes no Outono.
Os comboios suíços são famosos pela pontualidade das partidas e chegadas. Mas desta vez a neve obrigou a falhas desta característica exemplar. Alguns suíços tiveram de trocar o comboio pelas camionetas. O peso da neve provocou a queda de árvores que cortaram o trânsito de estradas.
De acordo com os serviços meteorológicos suíços, as planícies suíças receberam neve como não acontecia desde 1931. Nas cidades acontece o mesmo. Por exemplo, em Zurique a altura de neve atingiu 20 cm contra os 14 cm de 1939.
Em França verificaram-se grandes quantidades de precipitação que provocaram inundações. As inundações são originadas pela acção de canais depressionários com espessuras superiores à representada na Fig. 134 (cor branca compacta).
Estes acontecimentos provam a situação do Árctico com défice térmico pronunciado. Os anticiclones móveis polares saem do Árctico com grande potência. Esta potência deve-se à elevada densidade do ar frio anticiclónico.
O ar frio muito denso vai "varrendo" o substrato aéreo que encontra pelo caminho. Deste modo, o avanço do ar anticiclónico provoca a formação de massas de ar depressionárias que se elevam na sua frente.
Os comboios suíços são famosos pela pontualidade das partidas e chegadas. Mas desta vez a neve obrigou a falhas desta característica exemplar. Alguns suíços tiveram de trocar o comboio pelas camionetas. O peso da neve provocou a queda de árvores que cortaram o trânsito de estradas.
De acordo com os serviços meteorológicos suíços, as planícies suíças receberam neve como não acontecia desde 1931. Nas cidades acontece o mesmo. Por exemplo, em Zurique a altura de neve atingiu 20 cm contra os 14 cm de 1939.
Em França verificaram-se grandes quantidades de precipitação que provocaram inundações. As inundações são originadas pela acção de canais depressionários com espessuras superiores à representada na Fig. 134 (cor branca compacta).
Estes acontecimentos provam a situação do Árctico com défice térmico pronunciado. Os anticiclones móveis polares saem do Árctico com grande potência. Esta potência deve-se à elevada densidade do ar frio anticiclónico.
O ar frio muito denso vai "varrendo" o substrato aéreo que encontra pelo caminho. Deste modo, o avanço do ar anticiclónico provoca a formação de massas de ar depressionárias que se elevam na sua frente.
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