segunda-feira, outubro 27, 2008

Árctico com diagnóstico positivo

Segundo informações fornecidas pelo Nansen Environmental and Remote Sensing Center, de Bergen, Noruega – centro associado ao instituto de meteorologia norueguês –, conclui-se que a área do mar gelado do Árctico vai a caminho da faixa do desvio padrão.

Isto é, a área do mar gelado do Árctico em Outubro de 2008 (excluindo as regiões com uma concentração de gelo igual ou inferior a 15 %) aproxima-se da faixa do desvio padrão contrariamente ao que acontecia em Outubro de 2007 em que se afastava.

Na Fig. 132 estão marcados com as cores vermelha e azul os valores das áreas de 2008 e de 2007, respectivamente, em milhões de quilómetros quadrados (Mkm2). A faixa do desvio padrão está sombreada a cinzento.

A cor preta carregada representa o valor médio da área entre 1979 (início da monitorização dos satélites) e 2007. Os valores reais de 2008 também apontam para esta média.

Para mais pormenores pode-se consultar o blogue do meteorologista Anthony Watts. Anthony analisa igualmente o caso da “extensão de gelo” que corresponde à área com uma concentração de gelo igual ou superior a 15 %. No fundo, esta tende para a área anteriormente referida.