quarta-feira, outubro 15, 2008

Aglutinação anticiclónica. Dias 13 a 15 de Outubro 2008

A aglutinação anticiclónica que actualmente se faz sentir em Portugal parou as eólicas. Na Fig. 129, obtida do sítio web da REN, pode-se ver que as eólicas estiveram praticamente paradas nos dias 13 e 14 de Outubro.

Hoje, dia 15 de Outubro (consultar a REN), as eólicas continuam com pouca vontade de trabalhar. Numa tal situação, outros meios de produção têm de socorrer esta falha. Esses meios são normalmente termoeléctricos.

Mas, o que interessa registar é que esta estabilidade anticiclónica provocada por uma aglutinação anticiclónica significa que o Pólo Norte está vivo e bem vivo. A AA centra-se sobre o Oceano Atlântico (consultar Rhenish Institute).

Caso o centro da AA se desloque para o Continente Europeu, nomeadamente sobre a Península Ibérica, poderá aparecer uma onda de calor. A pressão atmosférica em Lisboa, ao nível do mar, é da ordem de 1022 hPa (hectopascal).

Na transição do modo lento do Verão para o modo rápido do Inverno, os anticiclones móveis polares boreais começam a reanimar a transferência meridional de energia e a encaixar-se uns nos outros. Daí a aglutinação anticiclónica iniciada no dia 13 de Outubro.