sexta-feira, outubro 17, 2008

Uma verdade inconveniente: O Árctico vai bem

Os leitores são capazes de acompanhar, por si só, a evolução da situação dos principais indicadores da dinâmica do tempo e do clima. Um deles chamou a atenção para o Árctico a subir vertiginosamente a sua área do mar gelado (ver o sítio web JJIS).

Tão importante como isso, a concentração do gelo acompanha a área. Se compararmos, por exemplo, a situação do dia 16 de Outubro de 2008 com a de 16 de Outubro de 2007 concluímos que a concentração está próxima de 100 % na maior parte do mar gelado.

A Fig. 130 encontra-se no sítio web da Universidade de Bremen que segue a par e passo as observações dos satélites que monitorizam o Árctico. As observações da realidade desmentem as ficções dos modelos informáticos do clima.

Para estes leitores já não se consegue vender a banha de cobra do «global warming». A fraude do «global warming» baseia-se numa única verdade que os trapaceiros dizem: o dióxido de carbono é um gás com efeito de estufa.

Para quem não vai para além deste conhecimento, e é a generalidade da opinião pública mundial, este facto serve para vender a banha de cobra do “aquecimento global”. É esta a base deste conto-do-vigário.