quarta-feira, novembro 28, 2007

Climate Audit vs RealClimate

O leitor João Henrique Pereira manifesta uma opinião divergente da que se encontra no post anterior. Escreve o leitor: «onde diz "O RealClimate nasceu para se contrapor ao Climate Audit de Steve McIntyre" penso que se passou precisamente o contrário.»

Continua João H. Pereira: «Mann & companhia criaram o RC para contraporem ao artigo de McIntyre e McKitrick (MM2003) e como nele [RC] não permitiram qualquer expressão ou intervenção de McIntyre, este criou o CA para se defender dos ataques dos primeiros.»

Para sustentar a sua opinião, H. Pereira remete para o comentário de Steve McIntyre de 23 de Março de 2006. Neste comentário, Steve conta algumas das peripécias por que passou para tolerar os responsáveis do RC.

Mas, de facto, em Outubro de 2004 encontra-se registado o primeiro post do Climate Audit. Apenas no mês seguinte, em Novembro de 2004, aparece o correspondente do RealClimate.

João H. Pereira aproveita para indicar duas notícias do blogue IceCap (referido anteriormente no MC). Uma sobre os delírios de Hansen. Outra sobre as vantagens materiais que Al Gore poderá tirar da histeria do «global warming».