terça-feira, outubro 02, 2007

Passagem do Noroeste

O norueguês Roald Amundsen foi o primeiro homem a fazer, de barco, a Passagem do Noroeste, entre 1903 e 1905, estreito que se encontra no círculo polar Árctico. Recentemente, o minímo-minimorum (desde 1979) reabriu esta passagem.

A Passagem do Noroeste permite a ligação entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico na região boreal. A viagem de Amundsen indica que a actual situação do mar gelado não é uma originalidade.

Este navegador também alcançou o Pólo Sul, em 1911, e sobrevoou o Pólo Norte num dirigível, em 1926. A paixão pelos pólos acabou por ser fatal. Faleceu neste pólo num acidente aéreo, em Junho de 1928.

A primeira passagem foi efectuada num barquito à vela - Gjøa - com cerca de 18 metros de comprimento. Encontra-se num museu de Oslo. Durante esta viagem, Amundsen determinou a posição do pólo magnético boreal.

Em 1944 a Passagem do Noroeste foi atravessada por canadianos. Mas desta vez o navio St. Roch era de maior porte. Tinha quase 32 metros de comprimento. Pertencia à Policia Montada do Canadá e era capitaneado por Henry Larsen.

A Passagem Noroeste abriu em anos de grande actividade dos anticiclones móveis polares (Vide índice NAO). Entre situações semelhantes de mínimo, nos sec. XX e XXI, observou-se no mar gelado do Árctico uma situação de máximo.