sábado, janeiro 13, 2007

Trajectórias

A NASA publicou o mapa estilizado (reproduzido na Fig. 79) das temperaturas médias no decurso de Dezembro de 2006. As cores representam as anomalias em relação à média do período 2000-2005.

A cor branca (no centro da escala das cores) representa uma anomalia nula, as tendencialmente vermelhas e azuis, correspondem a anomalias positivas e negativas, respectivamente.

A primeira conclusão reporta-se ao comportamento distinto entre os dois hemisférios. Enquanto no H. Norte se acentuaram as anomalias positivas, no H. Sul foram as negativas que se destacaram.

Esta situação tem que ver com diferentes estações do ano. No Norte a actividade dos anticiclones móveis polares está no modo rápido e no Sul no modo lento. Interessa-nos, sobretudo, olhar para o que se passou no nosso hemisfério.

As manchas encarniçadas facultam pistas das trajectórias preferenciais dos AMP neste Inverno. Estabeleceram aglutinações anticiclónicas (AA) extensas no espaço e no tempo.

As AA transmitiram anomalias positivas de acordo com o mecanismo descrito nas notas recentes “Actividade dos anticiclones móveis polares” e "Dia de Reis sem eólicas".

No Médio Oriente, não se estabeleceram AA pelo que as anomalias foram negativas. Na Gronelândia a anomalia negativa dá conta das baixas temperaturas geradoras de AMP mais frequentes e potentes.

Foi registada, no Inverno 2006-2007, uma medição de – 61 ºC na Gronelândia. Atingiu-se na estação de Summit que se situa no mapa da ilha traçado pelo climatologista Antón Uriarte Cantola. O recorde daquela estação é de – 63 ºC. Andou lá perto.

A segunda conclusão interessante é a diferença de dinâmicas entre o actual Inverno e o de 2005-2006. Na altura publicou-se a Fig. 40 ( e o texto correspondente) que mostrava anomalias negativas no Hemisfério Norte. No Inverno anterior não se formaram AA.

Poder-se-ia perguntar, a quem anda, erradamente, a atribuir ao efeito de estufa antropogénico o registo das anomalias positivas deste Inverno, a razão da variabilidade de Invernos de um ano para outro.

Mas a memória meteorológica é muito curta. Quem se lembra que nevou em Portugal em 29 de Janeiro de 2006?

Correcção: No 6º parágrafo foi acrescentado mais um link - «As AA ... e "Dia de Reis sem eólicas".