segunda-feira, janeiro 01, 2007

Ano Novo

Nada como uma boa notícia logo no primeiro dia do ano. É só abrir o link da American Geophysical Union, dos EUA. No artigo da AGU é feita a defesa dos ciclos de Milankovich. Simultaneamente afirma-se que o CO2 não precede as variações do volume de gelo das latitudes elevadas. Antes pelo contrário, é-lhe atribuído um papel secundário.

Quanto a outra boa – má notícia é que a aglutinação anticiclónica ainda se mantém sobre a Europa. Neste momento o núcleo da AA está em cima de nós como se vê no primeiro gráfico 01.01.2007, 12 UTC, da RIU. Consequentemente as eólicas estiveram praticamente paradas (previa-se uma paragem total ao meio-dia de hoje, 01-01-2006).

Tudo isto devia ser considerado por quem de direito. A EDP afirma que vai continuar a investir milhões de euros num sistema que falha por falta de fluido motor. E logo nas alturas em que mais falta faz (pontas de Inverno e de Verão). Haverá reserva suficiente para cobrir essas falhas? E que energia primária vai suprir as falhas do vento?

Convida-se os leitores a navegar na página web da REN, por exemplo, do dia 16-07-2006 para verificar a paupérrima contribuição das eólicas durante todo o dia, nomeadamente entre as 12 h e as 18 h em que estiveram mesmo quase paradas!

Este tipo de situação climática é antinómico do cenário «global warming». Neste hipotético cenário a pressão estaria a baixar e o vento a aumentar. Um caso destes em pleno Verão daria uma onda de calor.

A temperatura sobe devido à contra-radiação terrestre (contrariamente à celeste do cenário «GW»). Actualmente, o ar rasteiro que veio da região do Árctico, tem uma temperatura suficientemente baixa para se deixar aquecer muito. Mas no Verão o ar, que também vem da mesma região, deixa-se aquecer de tal modo que lhe chamam uma onda de calor.

Feliz Ano Novo.