quinta-feira, agosto 03, 2006

Chubut

As Forças Armadas Argentinas estão a resgatar a população da região de Chubut. As temperaturas mantêm-se nos -17 ºC.

Helicópteros das FAA socorrem pessoas doentes sem condições de suportar temperaturas tão agrestes. Não há abastecimento nem de electricidade nem de gás. Os tubos da rede de gás congelaram. Os alimentos escasseiam.

Os motores dos automóveis não conseguem arrancar. As estradas chegaram a ter um metro de altura de neve. Com a solidificação desta, formou-se uma camada de gelo de 30 cm. Os veículos militares não percorrem as vias normais.

A região está transformada numa zona de calamidade. Há quem a compare à situação de 1943 na frente oriental da II Guerra Mundial. Aguarda-se que a temperatura suba acima de zero, como máxima, dentro de pouco tempo.

Esta região, banhada pelo Rio Chubut, situa-se no centro-sul da Argentina, a norte da Patagónia. A Fig. 37 mostra um anticiclone móvel polar (o inferior) a passar sobre o Rio Chubut.

As informações sobre Chubut têm sido fornecidas pelo climatologista argentino Eduardo Ferreyra. Obteve-as, nomeadamente, através da rádio argentina. As agências internacionais de notícias ainda não se interessaram por esta situação dramática.