domingo, janeiro 01, 2006

Nevou na Arábia Saudita

O conceito de anticiclone móvel polar aplicável à circulação geral da atmosfera tem a vantagem de representar, no campo da investigação, o único esquema solidamente fundamentado desde a causa inicial da circulação.

Esta causa repete-se diariamente, sazonalmente e, até, paleoclimaticamente. Oferece ainda uma explicação coerente da dinâmica dos fenómenos meteorológicos, mesmo dos acontecimentos extremos, para além dos normais.

Isto aplica-se em todas as escalas de intensidade, de temporalidade e de localização. Este conceito explica tudo o que os outros não explicam. Contrariamente, os conceitos clássicos que não explicam nada só podem explicar nada.

Contrariamente, na pseudoteoria do efeito de estufa antropogénico não se concebe qualquer previsão científica. Trata de fazer profecias a médio e longo prazo que só poderiam ser confirmadas através de experiências a realizar nessas datas longínquas.

Na actualidade essa falsa teoria é refutada todos os dias, em todas as estações do ano e em estudos paleoclimáticos. Em Portugal, em 2005, a atmosfera seca refutou integralmente a teoria do acréscimo radiativo antropogénico.

Com tempo seco o próprio efeito radiativo natural é atenuado pela menor densidade de vapor de água que é o gás com efeito de estufa mais importante de todos. Os modelos que não apreendem a realidade não podem fazer previsões científicas.

Nem se quer fornecem explicações da dinâmica do tempo actual quanto mais da que vai verificar-se daqui a vinte, cinquenta ou cem anos. Que modelo previu as quedas de neve que já aconteceram no hemisfério Norte desde o fim de Novembro de 2005? Nenhum.

Desde finais de Novembro que a região polar Norte tem estado numa actividade incessante. Têm nascido anticiclones móveis polares com uma frequência superior a um por dia. Tanto no Pólo Norte como na Gronelândia.

De tal modo têm sido as potências iniciais destes AMP que chegaram até à Ásia com elevado nível energético. A neve chegou a cair no noroeste da Arábia Saudita! Seria um milagre qualquer modelo ter previsto um tal acontecimento.

Os serviços meteorológicos oficias ou não explicam o que está a acontecer ou falam em massas de ar polar. Como se estas massas de ar fossem aparecendo caoticamente. Na realidade, desconhecem os mecanismos descobertos por Marcel Leroux.