segunda-feira, dezembro 19, 2005

Gronelândia ganhou gelo

Sempre é verdade. A Gronelândia viu crescer os seus mantos de gelo. «"The overall ice thickness changes are ... approximately plus 1.9 inches a year or 21.26 inches over 11 years," according to the experts at Norwegian, Russian and U.S. institutes led by Ola Johannessen at the Mohn Sverdrup center for Global Ocean Studies and Operational Oceanography in Norway.»

Um leitor chamou a atenção para aquela notícia da CNN.com designada «Greenland ice cap thicknes slightly», de 21 de Outubro de 2005. As informações desmentem as previsões baseadas em modelos. Mas corroboram a teoria dos anticiclones móveis polares (AMP) estabelecida por Marcel Leroux.

De facto, a actividade extraordinária da Gronelândia na geração de AMP que tem estado a acontecer, até fora de época, antecipando a estação normal do Inverno, já admitia essa hipótese do aumento das camadas de gelo.

Além disso, pelo aumento da pressão atmosférica que esta actividade arrasta, também justifica os subsequentes aumentos da temperatura pela maior condutibilidade térmica das camadas baixas da atmosfera. Não é de admirar que 2005 venha a ser um ano com temperaturas a crescer…

Os “estudos” da ACIA-Arctic Climate Impact Assessment também perderam valor perante esta realidade demonstrada pela Natureza. Entram no domínio da especulação por utilização de modelos que não representam a realidade e de cenários puramente imaginativos.

Uma teoria que prevê acontecimentos que só podem ser confirmados daqui a vinte, cinquenta ou cem anos não é científica É pura profecia. São palavras de…Karl R. Popper! O IPCC e a ACIA fazem profecias e não ciência.

Do mesmo modo, a região boreal está numa situação completamente distinta das patranhas que são difundidas pelos media…A Bélgica tem apanhado com nevões que até espanta os belgas. A origem está nos anticiclones móveis polares que estão a ser gerados nessa região.

Até os dirigentes do SHAPE, da NATO, em Mons, estão admiradíssimos com os nevões a sério (pelo menos 10 cm de neve) que caíram nas suas instalações. Isto não é habitual nesta época do ano. Por aquelas bandas, normalmente, apenas neva em Janeiro e Fevereiro.