domingo, dezembro 25, 2005

AMP na Argentina

Na Argentina, nas montanhas (1880 m de altitude, 32 ºS de latitude) perto de Córdoba, nevou quatro dias antes do equinócio de Verão. Simultaneamente, foi batido um recorde de temperatura no porto do Mar del Plata (38 ºS de latitude).

Nos meses de Novembro e Dezembro registaram-se as temperaturas médias de 0 ºC e 1 ºC, respectivamente, em Mar del Plata. Estes valores ficaram abaixo das normais para a época do ano com anomalias de -8 ºC e -10 ºC.

Os anticiclones móveis polares de Marcel Leroux, austrais no caso presente, continuam a fazer das suas mesmo em fase sazonal atenuada. A fotografia do dia 2005/12/21, tirada às 05 h 45 m 24 s (UTC) mostra, na Fig. 37, (pelo menos) dois AMP nascidos na Antárctica que afectaram o estado do tempo na Argentina. O mais potente estendeu a sua acção até ao Brasil.

Actualmente, no hemisfério Sul, os AMP são atenuados em potência e frequência. Alguns deles têm-se desviado em direcção à Nova Zelândia (150 ºW, 40 ºS) provocando igualmente descidas de temperatura anormais para a época do ano.

Esta nota serve também de resposta a um leitor que colocou uma questão acerca dos anticiclones móveis polares austrais. A circulação geral da atmosfera apresenta o modo rápido no hemisfério Norte e lento no hemisfério Sul na actual posição do nosso planeta.

Obs.: A fotografia da Fig. 37 foi amavelmente fornecida pelo climatologista neozelandês Hans Jelbring.