sábado, dezembro 17, 2005

Aquecimento global? Perguntem a Chicago

A profecia do aquecimento global não chegou aos ouvidos dos deuses de Chicago. Já há 5 anos que os valores de queda de neve, no observatório do aeroporto de Chicago, durante o início da época de Inverno (até 12 de Dezembro) não ultrapassavam o verificado este ano de 2005: 40 cm.

Na realidade temos de recuar ao ano 2000 para observar um valor de 45,7 cm de queda de neve durante o mesmo período. Nesse ano foi atingido um recorde para o mês de Dezembro com um total mensal de 105 cm de neve.

Do valor de 40 cm, já registado este ano de 2005 desde o início da época de Inverno, um total de 37 cm foi observado apenas nos primeiros 12 dias de Dezembro. Este valor é cerca de 8,5 vezes superior ao registado no ano de 2004 (4,3 cm).

Quanto a temperaturas, nos primeiros doze dias de Dezembro de 2005 já se bateram todos os recordes negativos de Chicago: o valor médio da temperatura destes 12 dias foi de -8,2 ºC, ou seja, 11 ºC inferior ao valor médio no mesmo período de 2004 (+2,8 ºC).

A temperatura mais baixa de 5 noites de 1 a 12 de Dezembro de 2004 foi mesmo superior a qualquer das temperaturas máximas do mesmo período de 2005. Os habitantes de Chicago devem estar a implorar aos deuses do tempo e do clima que intercedam activamente no “global warming”.

Falta acrescentar que os anticiclones móveis polares nascidos na Gronelândia têm tido uma actividade fora do comum com trajectórias que atravessam Chicago com enorme vigor.

Oh ministros do Ambiente o que fostes fazer. As reuniões que tivestes na Gronelândia enfureceram os demónios dos AMP? Será que os mantos de gelo cresceram só para vos contrariar?

Existe consciência das dificuldades encontradas para fazer passar uma mensagem racional sobre esta matéria. De facto, a partir do momento em que o filme «The day after tomorrow» pretendeu mostrar, falaciosamente, que o planeta gelava por causa do aquecimento global, é difícil prever até onde pode chegar a manipulação das pessoas em relação ao clima.