sábado, outubro 29, 2005

América Central

Aproveitando a passagem dos Mitos Climáticos pelas Caraíbas, julga-se conveniente referir um documento extremamente importante. Trata-se da tese de doutoramento de Emmanuel Barbier, um actual colaborador do Prof. Marcel Leroux.

Esta tese designada «La dynamique du temps et du climat en Amérique Centrale» encontra-se na Internet. Daí a facilidade na sua obtenção, contrariamente à aquisição de livros como alguns citados no blogue que até não são nada baratos.

A tese pode ser facilmente descarregada em formato Adobe PDF. Embora a sua extensão de 568 páginas possa assustar, é um excelente documento que pode ser consultado com tranquilidade.

Fica-se a dispor de um autêntico livro em 2 Tomos. Lá encontra-se exposta a moderna meteorologia e climatologia, ainda que aplicada a um lugar restrito do planeta. O seu estudo serve perfeitamente de complemento ao blogue.

São apresentados conceitos fundamentais tais como: - anticiclone móvel polar, aglutinação anticiclónica, linha de pulsação, alísios e monções, equador meteorológico, equador meteorológico vertical, equador meteorológico inclinado, ciclones tropicais (o Mitch está estudado em pormenor), classificação genética do tempo e do clima, evolução climática recente, etc.

A tese teve a orientação científica do Prof. Marcel Leroux e foi defendida perante um júri de Prof. da Universidade Paris X, Nanterre, da Universidade da Bretanha Ocidental e da Universidade Lyon III.

Tem uma excelente apresentação didáctica e é documentada com fotografias de satélites ilustrando os assuntos analisados com grande e impressionante profundidade. Em resumo, recomenda-se a sua consulta para melhor acompanhamento de um ou outro post mais árido…