quarta-feira, maio 11, 2005

Não existe aquecimento global (1)

Um leitor, provavelmente sugestionado pelo matraquear dos media, coloca a seguinte questão: - «Então o facto de continuarem a existir anticiclones [supõe-se que se refere aos móveis polares] significa que não há aquecimento global?» Esta questão vai ser respondida com um exemplo concreto de entre muitos outros que se poderiam apresentar.

De facto, não existe aquecimento global. Em termos gerais pode-se dizer que a região destacada do planeta que está a evoluir no sentido do aquecimento se situa acima da latitude 60 ºN. Mesmo dentro desta região existem zonas de arrefecimento ou de óptimo climático.

Aquele destaque deve-se fundamentalmente à superior actividade, em intensidade e frequência, dos AMP nascidos no Pólo Norte em relação aos do Pólo Sul.

Tudo isto, não se esqueça, deve-se à passagem dos AMP que, quanto ao aquecimento, estabelecem campos de altas pressões que facilitam, através do fenómeno de subsidência, a permanência de ar quente que não se eleva na estratosfera.

Evolução da temperatura média anual em vários pontos do Estado da Geórgia, Estados Unidos da América. 1900 – 2000 (ºF)

Albany: -2,4
Bainridge: -1,8
Blakely: -0,7
Brunswick: +0,4
Covington: +0,4
Dahlonega: -0,35
Eastman: -3,6
Gainesville: +1,45
Glennville: -0,75
Hawkinsville: -0,7
Milledgeville: -1,25
Millen: -2,7
Newnan: -2,8
Quitman: -2,1
Rome: -2,4
Savannah: -0,4
Tallbotton: -1,2
Tifton: -0,85
Toccoa: +0,7
Warrenton: -1,1
Washington: -2,0
Waycross: -1,7
West Point: -1,8

GEÓRGIA (média): -1,233

Obs.: Valores negativos = arrefecimentos; valores positivos = aquecimentos.
Fonte: US Historical Climatology Network.

As estações meteorológicas, na Geórgia, estão uniformemente distribuídas – vd. Fig.7 –, e a tendência evolutiva é uma representação nítida do estado do clima da região . Mantiveram-se os valores em graus Fahrenheit tal como medidos pelos termómetros.

A Geórgia representa uma região com forte tendência para o arrefecimento, entre 1900-2000. Pode-se verificar uma área de quatro cidades na parte norte da Geórgia – Gainesville, Toccoa, Dahlonega e Rome – com aquecimentos e arrefecimentos. Espanta como o arrefecimento e o aquecimento podem acontecer simultaneamente numa pequena área.

Evidentemente que aqui co-existem factores climáticos distintos, que se sobrepõem ao cenário de efeito de estufa antropogénico, nomeadamente o fenómeno das ilhas urbanas de aquecimento.