segunda-feira, abril 11, 2005

O Projecto Europeu WASA

Os resultados do projecto europeu WASA Group (1998) «Changing waves and storms in the Northeast Atlantic?», Bull. of the Am. Met. Soc. Vol. 79 (5), pp. 741-760, fundamentados na observação das pressões (a força do vento está ligada ao vazio das depressões) são inequívocos:

«A conclusão principal é que a climatologia das tempestades e das vagas na maior parte do Atlântico Nordeste e no Mar do Norte tornou-se cada vez mais violenta no decurso dos decénios recentes, mas a intensidade actual é comparável à do início do século».

É isso mesmo que mostra a Fig.2 onde se verifica que o índice de violência do tempo se molda de modo notável com o índice ONA, com os valores mais elevados do século registados no fim do século.

Esta evolução é o inverso da evolução térmica das altas latitudes. Salienta-se que no início do século só com muito boa vontade se pode falar em “aquecimento global devido aos gases com efeito de estufa de origem antropogénica”. Os alarmistas afirmam que isto aconteceu na década final do século XX!...