sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Aquecimento Global: Ciência ou Religião?


Posted by Picasa

O Prof. Gustavo M. Baptista, da Universidade de Brasília, acaba de escrever o livro “Aquecimento Global: Ciência ou Religião?”, 188 pág. (ISBN 978-85-62684-00-5). A livraria Livpsic fechou contracto com a editora brasileira para distribuição do livro em Portugal.

Estamos perante um livro corajoso que aborda o tema com uma transparência total. Começa por explicar o que o IPCC pretende com os seus famosos relatórios, muito especialmente com o último de 2007.

Enumera os pontos principais da acusação do IPCC contra o Homem:

• É muito provável que o aumento da temperatura média global seja devido ao aumento dos gases com efeito de estufa.
• O dióxido de carbono é o mais importante gás com efeito de estufa antropogénico.
• A concentração atmosférica total do CO2 passou de 280 ppmv (partes por milhão em volume), na era pré-industrial, para 379 ppmv, em 2005.
• O valor desta concentração ultrapassou em muito a faixa natural (180 ppmv a 300 ppmv) dos últimos 650 mil anos.
• A principal fonte de aumento da concentração atmosférica de CO2 é a queima de combustíveis fósseis e a mudança de padrão do uso dos solos.
• É provável que o incremento das temperaturas, em relação à do ano 2000, se venha a situar entre 2 ºC e 4,5 ºC, em 2100. A melhor estimativa seria de 3 ºC. É muito improvável que seja inferior a 3 ºC.
• Valores substancialmente mais elevados que 4,5 ºC não podem ser descartados, considerando que o cenário mais pessimista previu um aumento de 6 ºC.
• O aquecimento previsto é muito provavelmente sem precedentes nos últimos 10 mil anos.

Deve-se salientar que termos como sejam muito provável, provável, muito improvável e muito provavelmente foram introduzidos nos relatórios do IPCC após votação de braço no ar nos conclaves do IPCC.

O Prof. Gustavo Baptista interroga-se: - “Mas em que se baseia o IPCC para avançar com aquelas hipóteses?” Responde, então, que são três os pilares que suportam a hipótese antropogénica para o aquecimento global:

1. A série histórica das anomalias das temperaturas observadas em cerca de 3000 estações meteorológicas.
2. A série histórica das variações das concentrações atmosféricas de dióxido de carbono encontradas associadas, a posteriori, às concentrações nos cilindros de gelo.
3. Cenários que foram introduzidos em modelos de predição climatológica, nomeadamente, para o caso do dobro da concentração actual.

Com um rigor impressionante, o Prof. Gustavo Baptista destrói os pilares um a um no seu magnífico livro. Nem o pilar nº 2 resiste à análise. Desde o ano 1800 já se observaram valores de 550 ppmv (contra os actuais, aproximadamente, 385 ppmv). E até já se mediram valores mais elevados do que aquele, como mostra o Prof. no gráfico das concentrações, na pág. 146.

O Prof. Gustavo Baptista conclui que «a doutrina do aquecimento global já não é apenas uma teoria científica; é uma ferramenta social e política populista.»

O livro tem variadíssimas virtudes, nomeadamente a de constituir um livro de consulta permanente, após uma leitura atenta. Tal é a profundidade dos elementos de observação que apresenta: séries históricas de anomalias, ciclos de manchas solares, vulcões e aerossóis naturais, oscilações multidecenais dos oceanos, etc.

O Prefácio do livro é da responsabilidade do Prof. Luis Carlos Baldicero Molion, bem conhecido dos leitores do MC. As referências bibliográficas são valiosíssimas. Não falta o livro primordial de Marcel Leroux.