segunda-feira, agosto 24, 2009

Mais agruras dos carbo-fóbicos. Iate Fiona preso no gelo Árctico

Na ciência e na investigação, como em todos os aspectos da vida, há que estar preparado para alegrias e para agruras, sucessos e decepções – José P. Peixoto, sábio português, autor da obra de referência mundial em climatologia Physics of Climate.

O MC já relatou três desventuras dos carbo-fóbicos que queriam provar a mentira de que o Árctico está a ficar sem gelo devido ao pseudo-aquecimento global. São histórias que podiam acabar tragicamente mas que, felizmente para os envolvidos, acabaram sem consequências graves.

Essas desgraças foram descritas nas notas Desventuras dos carbo-fóbicos e Como não medir a espessura do gelo árctico. Relataram-se então as desventuras de Lewis-Pugh, Arnesen-Bancroft e Pen Hadow.

O primeiro viajou de caiaque, os segundos viajaram de veleiro movido a energia eólica e a energia solar e o último, acompanhado por mais dois carbo-fórbicos, meteu-se pelo Árctico fora num trenó puxado pela força humana.

Ironicamente, todos eles acabaram por ser salvos destas obscuras aventuras por meios movidos a energia proveniente dos combustíveis fósseis que tanto detestam. Uns foram remetidos para casa através de meios navais outros por meios aéreos.

Desta vez, os carbo-fóbicos meteram-se no iate Fiona e viajaram até ao Árctico supostamente desprovido de gelo. O iate participava numa regata verde designada The Green Ocean Race que tem dois elevadíssimos propósitos que, pelo menos nos prazos anunciados, não são mais do que utopias:

1. Within a generation or two the world will have to learn how to get by without fossil fuels.

2. The result need not be the social and political chaos predicted by some thinkers and writers, technical solutions are in sight.

Só que a mentira do Árctico sem gelo veio, literalmente, à tona da água e o iate viu-se apresado exactamente no gelo que os alarmistas e catastrofistas andavam a negar. Um dos tripulantes do iate escreveu no diário de bordo:

Last night, 16 Aug, we got hopelessly trapped by the ice. Despite a favorable ice report we encountered 8/10 ths ice, with many old, i.e. large bergs. We spent the night tied to one of them but had to leave this morning when another berg collided with us and tipped Fiona over. We got away but the space around us is shrinking. I called the Canadian Coast Guard at noon and they are sending an icebreaker, due here tomorrow. We are NOT in immediate danger. Watch this space for developments.

Foi necessário que o Canadá, que entretanto também já declarou guerra ao gás da vida – o CO2 –, enviasse um quebra-gelo para salvar estes ambientalistas desnorteados. Claro que este navio canadiano não funciona a energia eólica nem a energia solar. Caso contrário também ficaria aprisionado ao lado do Fiona.

O obscurantismo climático é alimentado por organizações eco-fanáticas como a Greenpeace que são apaparicadas pelos media de todo o mundo.

Quando os eco-fanáticos participam em actos de selvajaria, como sejam assaltos a navios, no alto mar ou atracados, a instalações energéticas e a estabelecimentos onde se vendem géneros alimentícios a retalho, os media relatam com prazer. O relato das palhaçadas lá vai vendendo jornais.

Mas desta vez calaram-se muito bem caladinhos porque o que interessa é continuar a alimentar a mentira do aquecimento global.