quinta-feira, julho 16, 2009

Upwelling chileno

Ao longo do litoral do Chile, do Peru, do Equador (região das Ilhas Galápagos) e da Colômbia, no Pacífico, os ventos alisados marítimos afastam as águas quentes superficiais.

O afastamento das águas quentes provoca um vazio relativo e, consequentemente, a subida de águas frias profundas que emergem de uma profundidade que pode atingir 100 m a 200 m. (Ver Fig. 170, 171 e 172.)

Este fenómeno designado upwelling observa-se também ao largo das costas californianas. O upwelling é mais marcado em período invernal por causa do reforço dos ventos alísios ou alisados.

No Pacífico, existem duas grandes zonas de upwelling: - a sul-americana e a norte-americana. No Inverno, juntam-se àquelas zonas a da Costa Rica – Panamá e a do Golfo de Tehuantepec, México. (Ver Fig. 170 a 172.)

Durante o upwelling, a ascendência das águas frias fornece uma grande quantidade de nutrientes e mantém uma enorme riqueza em plâncton que atrai peixes, aves e pescadores. O valor económico destas águas costeiras é muito importante para as populações locais.

Todos os anos, uma fraca corrente costeira, na época do Natal, escoa-se em direcção ao Sul, até ao norte do Peru, e retira-se em Abril. Esta corrente toma o nome de corrente El Niño. (Ver Fig. 173.)

Episodicamente, a intervalos irregulares, esta corrente El Niño é mais forte e desce para Sul. As águas frias são então substituídas por águas quentes com consequências económicas desastrosas para os pescadores.

Em situação normal, a América Central é banhada, de uma parte e da outra do istmo, por águas quentes. A configuração média, descrita atrás, conhece importantes variações sazonais. (Ver Fig. 171 e 172.)

De uma estação para a outra, o deslocamento das correntes marítimas é geral. Para o Sul no inverno boreal e para o Norte no inverno austral (migração da ordem de 10 º de latitude).

Variações impressionantes são susceptíveis de se produzir durante um episódio do El Niño. Em poucos dias, a temperatura da superfície do oceano pode subir uma dezena de graus Celsius e os peixes podem desaparecer.

Quanto às precipitações, a variação pode também ser espectacular: - chuvas diluvianas, consideradas como um fenómeno natural, abatem-se sobre a borda costeira da cordilheira desértica do Norte do Peru.

Algumas semanas mais tarde, com o retorno do Outono austral, as chuvas cessam, o deserto retoma os seus direitos, o oceano arrefece e pouco a pouco os peixes regressam. Este retorno à normal foi maliciosamente baptizado com o nome La Niña.

Como curiosidade, a velocidade horizontal (zonal ou meridional) das correntes é da ordem de centímetros por segundo. Já um fenómeno de upwelling decorre com uma velocidade de milímetros por segundo – informação da oceanógrafa brasileira que redigiu o post A influência galáctica no clima da Terra.
___________

Fonte: Emmanuel Barbier, tese de doutoramento da Universidade de Lyon III, sob a orientação do Prof. Marcel Leroux, «La Dynamique du Temps et du Climat en Amérique Centrale», Setembro de 2004.