domingo, fevereiro 22, 2009

Desastre no Árctico (1)

Segundo uma notícia da Associated Press, que se apoia num relatório do Departamento de Comércio [dos EUA], o oceano Árctico está a aquecer, os icebergs estão a desaparecer e nalguns locais as focas ressentem-se de águas demasiado quentes.

Relatos de pescadores, de caçadores de focas e de exploradores, todos eles apontam para uma mudança radical das condições climáticas e das temperaturas na região do Árctico.

As expedições mostram que raramente foi encontrado gelo em latitudes tão a norte como 81 graus.

As sondagens efectuadas mostraram que a corrente do Golfo ainda mantinha uma temperatura muito elevada a profundidades de 3100 metros.

As grandes massas de gelo estão a dar lugar a moreias [acumulação de pedras roladas, cascalho e outros detritos depositados por um glaciar à medida que retrai], ao mesmo tempo que em vários locais alguns bem conhecidos glaciares estão a desaparecer.

Muito poucas focas e praticamente nenhuns ursos brancos conseguem ser avistados no Árctico oriental, ao mesmo tempo que vastos cardumes de peixes de superfície, que nunca foram vistos em latitudes tão elevadas, têm vindo a ocupar os anteriores domínios das focas.

(continua)