quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Global Notícias

O leitor Luis de Sousa enviou a seguinte carta ao Global Notícias que reproduziu mais uma mentira climática, citando um cientista brasileiro que diz termos assinado a sentença de morte do Árctico. Dentro de 20 anos as temperaturas naquela região serão 7ºC acima do que são hoje, diz ele [o cientista brasileiro].

«A edição do jornal Global Notícias de segunda-feira dia 16 de Fevereiro apresenta um artigo intitulado “Ártico [sic] condenado em 20 anos” chamado à primeira página. Nele afirma-se que o Árctico vai “morrer” dentro de 20 anos devido a um aumento da temperatura na região de 7ºC. Para além do contra-senso que é afirmar o óbito de uma região geográfica (que não é um ser vivo) fica igualmente a ausência de qualquer contraditório, tal como dita a ética jornalística, para mais perante afirmações de tal gravidade.

É também estranha a época em que tais notícias são publicadas, quando 2008 foi dos mais frios desde 2000, perto da média dos últimos 30 anos, e o presente Inverno está a ser o mais frio dos últimos 20 anos na Europa e na América do Norte. Mais estranho ainda é tal artigo ser publicado escassos dias após a doutora Vicky Pope do Met Office do Reino Unido – equivalente britânico ao nosso Instituto de Meteorologia e uma das instituições que mais tem propalado a ideia de que o aumento da temperatura do globo entre os anos 70 e os anos 90 se deveu à acção do Homem – ter advertido contra tais visões apocalípticas.

No jornal “The Guardian” a doutora Pope escreve:

“Os jornais competem por títulos que chamam à atenção e é fácil aos cientistas do clima aproveitarem-se dessa competição ligando as alterações climáticas ao último evento meteorológico extremo ou previsão apocalíptica. Mas ao fazê-lo a percepção pública do que são as alterações climáticas pode ser distorcida.

[…]

Títulos recentes têm proclamado que o mar gelado do Árctico decresceu tanto nos últimos anos que chegou a um ponto sem retorno e desaparecerá rapidamente. A verdade é que existem poucos indícios para suportar tal afirmação.”

Parece pois que o Global Notícias pretende ser um destes veículos de distorção da opinião pública. É pena.»

Também é pena que não seja só um tablóide a publicar esta mentira climática. Também o sítio web Ciência Hoje a publicou com comentários deveras elucidativos do nível de intoxicação climática provocada por uma ignorância contagiosa.